Mesmo com bloqueio do X, usuários relatam acesso na rede social

Casos aconteceram na noite de ontem, bem como na manhã desta quarta-feira

Em nota, a Anatel considerou o caso isolado e considera um erro de programação - Crédito: Reprodução

Há alguns dias, a rede social X, antigamente conhecida como Twitter, ficou indisponível em todo o Brasil, fazendo com que usuários migrassem para outros aplicativos semelhantes, como o BlueSky e até mesmo o Threads. Apesar disso, na noite de ontem, 17, e na manhã desta quarta-feira, 18, havia relatos de pessoas que conseguiram acessar a rede social X, por meio dos aplicativos, tanto para Android quanto para iOS nos smartphones. 

No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se manifestaram sobre o caso. Em nota, a Anatel considerou o caso isolado e falou em erro de programação. Na mesma linha, o STF disse que as contas serão bloqueadas eventualmente e que, ainda, as empresas de Elon Musk não cumpriram as decisões judiciais. 

Lembrando que, quando o X foi banido no Brasil, o STF deixou explicado que ele só voltaria depois que suas três exigências fossem cumpridas. A primeira seria a nomeação de um representante legal da plataforma no Brasil, a segunda seria o pagamento das multas aplicadas pela Justiça, e a terceira é referente ao bloqueio de contas que postam conteúdos antidemocráticos, discursos de ódio e fake news.

Até o momento, apenas uma das exigências foi cumprida, mesmo que forçadamente. Na última semana, o STF confirmou que o bloqueio das contas das empresas X e Starlink (que também pertence ao Elon Musk) fez com que a multa de R$ 18,3 milhões fosse paga. 

Comentários