Curso de cinema para a juventude começa amanhã na Cinemateca Capitólio

Filmes produzidos pelos alunos serão exibidos em sessão especial ao final da qualificação

Curso se inicia amanhã - Crédito: Magnum Borini

Nesta terça-feira, 4, se iniciará o 'Curso Jovem Produtor Audiovisual', ministrado pelo diretor de cena Marcos Kligman. A capacitação será realizada na sala multimídia Décio Andriotti da Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre. Voltada para pessoas entre 15 e 29 anos, a qualificação acontecerá durante quatro meses, com dois encontros semanais (nas terças e quintas-feiras) das 18h30 às 20h30. Os filmes produzidos pelos alunos na formação serão exibidos em uma sessão especial no local. 

Os interessados em participar ainda podem se inscrever para as últimas vagas. As informações sobre matrícula, valores e processo de seleção e condições financeiras podem ser acessadas neste link. A iniciativa também busca um atendimento social. Para tanto, serão oferecidas bolsas integrais à comunidade por meio de critérios de políticas afirmativas. Mais dados sobre os benefícios podem ser acessados aqui.

Com certificado de conclusão, o curso disponibilizará diferentes recursos aos alunos, como câmeras, lentes, gravadores, microfones, tripés, iluminação e cabeamentos. O professor acredita na necessidade de uma capacitação audiovisual acessível. "Todos os anos, faculdades e cursos privados despejam no mercado profissionais de cinema oriundos das classes mais abastadas, isso faz com que as narrativas dos filmes reproduzam essa ideologia".

Sobre o ministrante

Marcos Kligman é diretor de cena e de fotografia e professor de audiovisual para a juventude. Participou das teledramaturgias gaúchas 'POARS' e 'VidAnormal'. Nos últimos quatro anos ministrou aulas na Elite Acting. A iniciativa gerou o curta 'Teste de Elenco', produzido por estudantes e que ganhou prêmios em Portugal e em Minas Gerais. Como docente também tem passagens pelo projeto Alvoroço de Alvorada e pela Estrela Produtora Cultural. 

Foi aluno do preparador Sérgio Penna e da diretora de arte Vera Hamburguer. Como ator, atuou em longas com Edson Celulari, Luana Piovani, Rodrigo Santoro e Selton Mello. Como técnico de som direto, trabalhou para o 'Esporte Espetacular'. Como diretor de fotografia, recentemente, fotografou para o filme 'Casa das 7 vampiras', de Pomba Cláudia. Ainda, foi âncora na extinta rádio Ipanema FM, e, em 2023, apresentou a montagem de 'A Partilha', de Miguel Falabella, no Teatro Bruno Kiefer.

Comentários