'Encontro+B Amazônia 2025' destaca experiência da Gerdau na resposta às enchentes do RS

Paulo Boneff relatou a mobilização emergencial de colaboradores ao lançamento do 'Regenera RS'

A programação do segundo dia abriu espaço para discutir respostas concretas à crise climática - Crédito: Agência Eyxo

No segundo dia do 'Encontro+B Amazônia 2025', Paulo Boneff, líder global de Desenvolvimento Organizacional, Diversidade e Responsabilidade Social da Gerdau, apresentou como a empresa respondeu às enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Da mobilização emergencial de colaboradores ao lançamento do 'Regenera RS', fundo filantrópico-catalítico criado para impulsionar soluções inovadoras e preparar o estado para o futuro, a experiência foi compartilhada como exemplo de ação climática e impacto social.

A programação do segundo dia abriu espaço para discutir respostas concretas à crise climática. Boneff lembrou que 229 colaboradores da Gerdau perderam as casas nas enchentes e trouxe relatos, como o pedido de resgate de 12 pessoas - entre elas, uma colega isolada com dois filhos no segundo andar de casa, sem comida, enquanto a noite caía. O socorro só foi concluído dias depois. "Essa é a dimensão de quem realmente é impactado pelas mudanças climáticas", destacou.

Boneff contou que a resposta da Gerdau foi organizada em duas fases. A primeira, emergencial, concentrou-se em salvar vidas e oferecer segurança básica. A unidade de Sapucaia do Sul foi transformada em centro de distribuição de alimentos, medicamentos e itens de higiene, enquanto equipes da empresa suspenderam as operações para apoiar diretamente as comunidades. 

A segunda fase foi a da reconstrução. Todas as casas dos colaboradores atingidos foram reformadas pela empresa e, durante o processo, eles ficaram em hotéis subsidiados pela companhia. "Não dá para falar de futuro sem olhar para o impacto das nossas ações hoje. Colocar pessoas no centro significa também cuidar do planeta", afirmou Boneff.

'Regenera RS'

Deste movimento nasceu o 'Regenera RS' - fundo criado pela Família Gerdau Johannpeter, em parceria com a Gerdau e a Vale. De caráter filantrópico-catalítico, o projeto busca reconstruir e regenerar o Rio Grande do Sul, impulsionando soluções inovadoras e mudanças sistêmicas. Para Boneff, trata-se de um exemplo do papel das empresas como indutoras de transformação. "É preciso falar, mas acima de tudo, agir. Esse é o verdadeiro 'walk the talk'."


Coletiva.net e Agência Eyxo estão em Belém para cobrir o 'Encontro+B Amazônia 2025'. O evento, que se estende até sexta-feira, 5, Trata-se de um encontro no qual líderes empresariais, comunidades, organizações aliadas e cidadãos se reúnem com um propósito comum: transformar a realidade a partir do mercado, com impacto coletivo. O público pode conferir materiais nas redes de ambas as empresas.

Comentários