Aurora Comunicação: O amanhecer com propósito

Cinco anos de trajetória, criatividade e planejamento, transformando cada desafio em oportunidade

Juliana Jerziony e Tatiele Prudencio - Crédito: Divulgação

O amanhecer sempre traz consigo a promessa de novas possibilidades. Foi exatamente com esse espírito que nasceu, em 2020, a Aurora Comunicação. Criada pelas jornalistas Juliana Jerziony e Tatiele Prudencio, amigas desde os tempos de Unisinos, a empresa surgiu em meio à pandemia, quando ambas estavam vivendo o puerpério e buscando conciliar maternidade e carreira. A vontade de empreender, aliada ao desejo de construir um jeito diferente de fazer Comunicação, impulsionou a decisão de deixar os antigos empregos e assinar, já no primeiro dia de funcionamento, o primeiro contrato da agência.

A escolha do nome Aurora não foi por acaso: remete ao frescor de um novo dia, ao despertar para outras formas de olhar e fazer. Um simbolismo forte que acompanha a trajetória da dupla desde o início, representando também um posicionamento feminino e humano diante do mercado. Quase cinco anos depois, a empresa celebra resultados que extrapolam expectativas: ampliou serviços, conquistou clientes nacionais e consolidou credibilidade em diferentes frentes de atuação.

De assessoria de imprensa e redes sociais, a Aurora passou a atender demandas de comunicação interna, endomarketing, projetos editoriais e relatórios de sustentabilidade. Esse crescimento foi sustentado pela experiência que Tatiana e Juliana traziam de passagens por agências e departamentos de comunicação corporativa. "Somos propositivas, não apenas respondemos demandas. Entramos junto com o cliente, como uma extensão da equipe, sempre com foco em resultados", resume Tati.

Além das sócias, a Aurora conta com Fabrini Carneiro (social media), Fernanda Calegaro (assessora de imprensa), Isabella Ferreira (head de Social Media), Igor Souza (designer), Maíra Gatto (assessora de imprensa), Maria Fernanda Gomes (assessora de imprensa) e Patrícia Guimarães (parceira em Endomarketing). Cada pessoa da agência contribui para a entrega de projetos com foco em criatividade, resultados e proximidade com os clientes.

Quando o cuidado é o próprio DNA

O jeito Aurora de fazer Comunicação, como as sócias definem, tem no DNA a marca da maternidade. A dupla defende que a vivência transformou sua forma de olhar para pessoas, prazos e entregas. O foco e a humanidade são pilares que permeiam tanto o relacionamento com clientes quanto a condução da equipe. "Queremos que nossos filhos tenham orgulho do que fazemos, e isso passa por acolher realidades diferentes e entender que lidamos com pessoas antes de tudo", destaca Ju.

Esse cuidado também se reflete no time. Igor, designer que está desde o início, emociona-se ao contar da liberdade criativa e da parceria construída no dia a dia. Já Isabella Ferreira, responsável pelo tráfego pago, que mora em Minas Gerais, valoriza a leveza e a competência que encontra nas colegas, além do respeito da agência pelos projetos paralelos que mantém.

O social media Fabrini, integrante mais recente da equipe, também compartilha a mesma percepção: "As primeiras impressões que eu estou tendo da agência e do pessoal é que a energia é muito incrível. A gente tem uma liberdade grande para trocas de experiências e de conhecimento, o que torna o trabalho mais rico e cheio de conexões".

As assessoras de imprensa também reforçam esse espírito. Maíra Gatto e Maria Fernanda Gomes destacam a importância de atuar em um espaço onde o discurso de valorização das mulheres se reflete na prática. Já Fernanda Calegaro, que soma duas décadas de experiência em assessoria, enxerga na Aurora um ambiente de respeito e confiança: "Aqui, existe a possibilidade de conciliar projetos paralelos sem perder a entrega. Isso mostra que o modelo funciona e que a agência acredita na autonomia dos profissionais. É um trabalho com liberdade e confiança e um modelo que dá certo".

Cultura que cabe em qualquer lugar

Quando o assunto é ambiente de trabalho, o diferencial aparece: a Aurora não tem sede física. Desde o início, funciona em modelo home office, algo que, para a equipe, sempre foi natural. A rotina é baseada em confiança e flexibilidade, mas dentro de limites claros, como o respeito ao horário comercial. Os encontros presenciais acontecem em cafés ou em reuniões específicas, mas a cultura da empresa garante que o pertencimento não dependa de paredes. O "lugar preferido", como definem, é aquele criado pelas trocas, pela parceria e pela liberdade de ser.

Café, chimarrão, internet e boas conversas são os elementos que sustentam esse espaço simbólico. Um bolo para adoçar o dia primaveril da capital gaúcha também está presente quando o encontro de trabalho acontece em um coworking, como no dia da entrevista. A sala não é delas, mas, ocupada por elas, dá para sentir no ar o espírito da Aurora: ambiente leve, descontraído e com muita energia e paixão.

A equipe celebra, ainda neste ano, os cinco anos de atuação, marco que será comemorado em novembro, antecipando a data de janeiro, quando a assinatura do primeiro contrato completa meia década. Será a primeira vez que a equipe estará toda reunida presencialmente, uma vez que Bella, a mineira, virá a Porto Alegre especialmente para a ocasião. Um encontro que promete coroar a trajetória de quem sempre provou que pertencimento vai muito além das paredes de um escritório.

Até lá, Tatiele e Juliana seguem firmes no propósito de continuar despertando novas possibilidades na Comunicação, mantendo a leveza e a força que sempre acompanharam a trajetória da empresa. O próximo capítulo da Aurora já desponta no horizonte, pronto para ser escrito.

Comentários