Gilmar Fraga ilustra livro 'O alvorecer da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Revolução Farroupilha'

Obra foi escrita por Alcy Cheuiche

Da esquerda para direita: Gilmar Freitas e Alcy Cheuiche - Crédito: Reprodução/Instagram

O ilustrador Gilmar Fraga foi o responsável pelas artes do livro 'O alvorecer da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e a Revolução Farroupilha', do escritor Alcy Cheuiche. A obra foi lançada em cerimônia realizada no Salão Júlio de Castilhos, da Assembleia, na noite da última terça-feira, 8. Parte integrante das comemorações dos 190 anos do Parlamento gaúcho, celebrados em 2 de abril, o livro narra episódios históricos que antecederam a instalação da Assembleia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul em 1835.

A publicação revisita os movimentos políticos, liderados por Bento Gonçalves, que resultaram na posse dos 28 deputados provinciais eleitos para a primeira legislatura da Assembleia Legislativa. Em oito capítulos, apresenta agentes políticos e registra ações que fundamentaram o protagonismo do Legislativo estadual desde o começo.

Aniversário do Parlamento

Para Alcy Cheuiche, além de ser um marco para a contagem regressiva dos 200 anos, a obra ressalta a importância do aniversário do Parlamento. "Com esse livro quero provar que a data de 20 de abril é tão importante quanto o 20 de setembro, porque foi a última tentativa de se evitar um conflito", enfatiza.

No evento, Gilmar falou sobre o desafio, como ilustrador, de construir algumas figuras que não têm iconografia na história, a exemplo da busca por imagens referenciais de Padre Chagas na Cúria Metropolitana. Outra curiosidade foi como retratar a Igreja Matriz de Porto Alegre. Na época, apenas uma das torres da então catedral já estava erguida.

Comentários