Carteira Nacional de Jornalista volta a ser emitida em 16 setembro

Documento de identificação profissional será produzido por um novo fornecedor, que dará prioridade à emissão das carteiras já solicitadas e pagas

A Fenaj parou de confeccionar novas carteiras em 13 de abril deste ano - Crédito: Reprodução

A Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj) anunciou que, a partir de 16 de setembro, retornará a emissão da Carteira Nacional de Jornalista. O documento de identificação profissional, criado pela lei nº 7.084, será produzido por um novo fornecedor, a empresa Valid, que dará prioridade à emissão das carteiras já solicitadas e pagas pelos profissionais junto aos sindicatos durante o período em que a emissão estava suspensa.

A Fenaj parou de confeccionar novas carteiras em 13 de abril deste ano devido à necessidade de modernização do sistema de emissão do documento e do desligamento do servidor internacional de armazenamento de dados. Além disso, também houve a quebra quase unilateral do contrato com o fornecedor anterior, que não se mostrou disponível a fazer a compatibilização do novo sistema com o dele.

Conforme a presidente da Fenaj, Samira de Castro, mesmo com a pausa na confecção das carteiras, os sindicatos continuaram a recolher pedidos, resultando em uma demanda reprimida elevada. "Portanto, será dada prioridade na emissão desses documentos que já deveriam ter sido entregues", explica.

A troca da empresa fornecedora e os novos processos de emissão exigiram acréscimo no valor de produção e envio das carteiras. A Fenaj vem mantendo congelados, desde 2019, os valores para a emissão dos documentos nacional e internacional de identificação. Porém, diante da nova realidade, a Diretoria Executiva aprovou a aplicação de reajuste de 25% para a Carteira Nacional e  25,45% para a Internacional.

Os novos valores passam a vigorar a partir de 16 de setembro. Carteiras solicitadas anteriormente e ainda não entregues não terão taxa alterada. O documento da Fenaj tem validade de três anos e da Federação Internacional de Jornalismo (FIJ), de dois anos. Os valores podem ser consultados por meio do link.

Comentários