Longa inspirado na indústria calçadista hamburguense tem pré-estreia confirmada
Além do próprio município, Porto Alegre também contará com exibições da produção

Inspirado na indústria calçadista de Novo Hamburgo, o filme 'Espiral', dirigido por Leonardo Peixoto, terá pré-estreia na próxima terça-feira, 16, às 15h, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. A produção também será exibida em sessão especial no dia 1º de outubro, às 20h, no Cinemark Novo Hamburgo, localizado no Bourbon Shopping. A partir de 2 de outubro, ela passará a integrar a programação da Cinemateca Paulo Amorim, no Centro Histórico da capital gaúcha.
A narrativa parte do cenário da indústria calçadista de Novo Hamburgo, município marcado pela ascensão e pelo declínio do setor, com o propósito de retratar conflitos familiares que atravessam diferentes gerações. "A ideia é falar desse conceito do tempo em formato de espiral, não linear. Em encontros de família, por mais banais que pareçam, sempre tem muitas camadas, sempre tem muita história envolvida", afirma o diretor Leonardo Peixoto.
Produzido pela Convergência Produtora, em coprodução com Bactéria Filmes e Sala Filmes, o longa conta ainda com a Melancia Filmes como produtora associada e distribuição pela Contágio. Para Daniela Israel, diretora da Bactéria Filmes, o projeto também tem dimensão pessoal. "'Espiral' toca fundo porque dialoga com a minha própria história. Venho de uma família que começou a vida no chão de fábrica do couro e do sapato, e trazer isso para a tela é revisitar memórias afetivas que carregam tanto dor quanto orgulho."
O filme é acompanhado do curta 'De Volta ao Jogo', também realizado em Novo Hamburgo por Leonardo Peixoto e Freddy Paz, que aposta no humor para tratar de relações conjugais em tempos de crise. "É um filme sobre uma família descobrindo seus próprios caminhos individuais e da família em si, e lidando com tudo que chega de fora também", resume Peixoto. Informações sobre praças e horários de exibição podem ser conferidas no perfil @filmeespiral, no Instagram.