'Sapiranga Summit 2025' supera previsão de público no primeiro dia
Programação do evento reúne palestras e painéis que têm como objetivo discutir Inovação, Negócios e Tecnologia

O 'Sapiranga Summit 2025' superou, já no primeiro dia, a expectativa inicial de público prevista para os três dias de programação. O evento, que ocorre no Fly.Hub, em Sapiranga, estimava receber 10 mil visitantes, mas deve ultrapassar 15 mil. Ontem, 14, contou com palestras distribuídas em quatro palcos e abordou temas como Inovação, Negócios e Tecnologia. Entre os destaques, o fundador da Chilli Beans, Caito Maia, reuniu cerca de três mil pessoas a fim de compartilhar estratégias que levaram a marca a se consolidar no segmento de óculos e acessórios na América Latina.
A abertura oficial contou com a presença da prefeita do município, Carina Nath, do vice, Caleb Santos, do secretário da Indústria, Comércio e Tecnologia, Vinicius Santos, e de representantes da Câmara de Vereadores e da Assembleia Legislativa. O encontro também recebeu apresentações voltadas ao futuro do trabalho, como a do embaixador do movimento 'Teach the Future' no Brasil, Carlos Piazza, que destacou a importância de equilibrar o uso da tecnologia com a valorização do humano. Outro momento foi o painel da empresa Criamigos, de Gramado, que apresentou seu modelo de negócios baseado em ecossistemas colaborativos.
No espaço 'Territórios que crescem de forma colaborativa', gestores de diferentes locais dividiram experiências sobre como a Inovação pode diversificar a matriz econômica local. Representantes de cidades como São Caetano do Sul, Garibaldi e Sapiranga apresentaram iniciativas que objetivam atender demandas da população por meio de tecnologia e parcerias. O painel contou com falas que reforçaram a necessidade de humanizar as relações, mesmo diante dos avanços digitais.
Programação
A programação também incluiu debates culturais, sobre Marketing e o uso da Inteligência Artificial (IA) em áreas como Direito e Saúde. Uma das novidades foi o 'Palco Cultura', que recebeu o curta-metragem 'É Preciso Falar de Música!', dirigido por Iara Magajewski e inspirado na produção musical local. Outra atração foi a tecnologia de acompanhamento interativo das palestras, que oferece aos participantes resumos inteligentes, conteúdos personalizados e chat para aplicação prática do aprendizado, com apoio da startup Orya.
Hoje, 15, a programação terá continuidade na 'Arena Fly.Hub', com atividades que se estendem das 13h até o encerramento, às 21h. Entre os destaques, estão as apresentações da ex-jogadora Hortência Marcari, que abordará estratégias, valores e atitudes no Esporte e nos Negócios, e do empreendedor Geraldo Rufino, que falará sobre otimismo e gestão. Também ocorrerá a entrega do 'Prêmio Inova Sapiranga', além de painéis que discutirão temas como colaboração entre comunidades, negócios escaláveis e o uso da inteligência artificial na Saúde.