Raí compartilha lições dos gramados e de vida na 'Feira do Empreendedor' do Sebrae RS
Ex-jogador compartilhará opiniões sobre construção de carreira, empreendedorismo e finanças

O ex-jogador de futebol Raí será uma das atrações da 'Feira do Empreendedor' do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae RS), que acontece em 3 e 4 de outubro, no Instituto Caldeira (Travessa São José, 455 - Navegantes), em Porto Alegre. Reconhecido pela carreira vitoriosa no futebol e pela forma como construiu a trajetória após pendurar as chuteiras, Raí compartilha visões sobre gestão financeira, planejamento e empreendedorismo.
A palestra conduzida pelo ex-capitão do São Paulo Futebol Clube e da Seleção Brasileira, intitulada 'Crédito e Gestão Financeira: construindo um futuro lucrativo', está marcada para 4 de outubro, sábado, às 17h, no palco principal. Na conversa, Raí mostrará como, para ele, a disciplina, visão estratégica e preparação são fundamentais não apenas no esporte, mas também no mundo dos negócios.
A programação da 'Feira do Empreendedor' traz ainda uma novidade para os empreendedores: o 'Mutirão Acredita Sebrae', realizado em parceria com instituições financeiras, para facilitar o acesso a crédito. Nos dois dias do evento, os visitantes poderão renegociar dívidas, conhecer linhas de financiamento com condições especiais e receber orientação financeira personalizada de especialistas credenciados com o apoio da nova ferramenta do Sebrae, a 'Planejadora'. O atendimento acontecerá no espaço 'Acredita Sebrae', das 10h às 22h.
Acesso ao crédito
Segundo Beatriz Santos, analista de Recursos Financeiros do Sebrae RS, o acesso ao crédito precisa ser feito com planejamento e entendimento se este é, de fato, o melhor caminho para a empresa. " A 'Planejadora Sebrae' tem esse objetivo: apoiar nessa tomada de decisão. Com ela, é possível projetar cenários e entender a necessidade do empréstimo e o impacto que isso pode gerar", explica.
Beatriz reforça que, caso a necessidade de crédito se confirme após a organização da empresa, o empreendedor deve procurar uma instituição financeira, conhecer as linhas disponíveis, taxas de juros e prazos de pagamento, além de levar os documentos necessários para simular o empréstimo. Ela ainda ressalta a importância de averiguar como o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe) pode apoiar neste processo.