Programa de Aprendizagem Profissional da PUCRS está com inscrições abertas

Curso, que foca em pessoas com deficiência, é gratuito e ficará com inscrições abertas até 8 de março

Projeto inicia em março - Crédito: Reprodução

O Programa de Aprendizagem Profissional Para Pessoas com Deficiência está com inscrições abertas até 8 de março e pode ser realizada por meio do site ou pelo WhatsApp: (51) 98348-0260. A Iniciativa foi criada em 2023 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O projeto tem o objetivo de tornar o mercado de trabalho mais plural e inclusivo, promovendo autonomia, capacitação e aprendizado personalizado para o perfil dos participantes. O curso é gratuito, com duração de um ano e terá a capacidade de atender 15 alunos.

Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, no fim de 2022, apenas 26% das pessoas com deficiência estavam no mercado de trabalho, a pesquisa também destaca a desigualdade na educação. Com isso, o projeto realiza aulas dedicadas e com cronograma de conteúdo que proporcionam qualidade de estudo e contribuem para o conhecimento profissional do aluno, abordando questões relacionadas ao mercado, vida social nos ambientes de serviço e desenvolvimento profissional. Ao concluir, o estudante terá a formação teórico-profissional, focada no desenvolvimento de habilidades técnicas e pessoais, por meio de ensinamentos teóricos realizados pelo Senac e em aulas práticas na PUCRS, concorrendo, ao final, por uma vaga de efetivação. A data para o início ainda será divulgada para os candidatos aprovados que devem ter no mínimo 16 anos. 

Bruna Bernades, analista de Diversidade e Inclusão da Gerência de Gestão de Pessoas da PUCRS comenta sobre a importância da realização de mais uma edição do projeto e da integração que conta com a colaboração de profissionais formados para receber os aprendizes. "A inclusão é uma via de mão dupla, onde todos saem ganhando. Nossas expectativas para a segunda turma são as melhores. O programa está transformando a realidade dos estudantes  e dos demais colaboradores que apoiam o projeto", complementa. 

 

 

Comentários