Programa de alfabetização audiovisual promove curso sobre cinema negro
Atividades ocorrerão no Cinema Capitólio, em Porto Alegre

O Programa de Alfabetização Audiovisual promoverá, em 27 de setembro, o curso gratuito 'Cinema Negro & Sala de Aula: formação de repertório para contexto escolar'. A atividade ocorrerá das 10h às 16h, na Sala Multimídia Décio Andriotti da Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico), em Porto Alegre. A formação é aberta a professores e ao público em geral, mediante inscrição online por meio deste formulário.
O curso será ministrado pela historiadora e pesquisadora Lorenna Rocha, cofundadora da plataforma Indeterminações. A proposta visa apresentar um panorama histórico e contemporâneo do cinema negro brasileiro, destacando nomes e obras que contribuíram para a constituição do audiovisual nacional. A iniciativa tem como objetivo oferecer aos docentes subsídios para o desenvolvimento de repertório voltado ao tema em sala de aula.
De acordo com Juliana Costa, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual, o encontro pretende ampliar a compreensão sobre o papel das produções no debate educacional. "O cinema é construtor de imaginários. A presença negra no cinema brasileiro foi e é fundamental para a construção da nossa identidade, e, consequentemente, para o combate ao racismo", afirma.
Sobre o projeto
Desde 2008, o projeto promove exibições, oficinas e seminários, com destaque para ações como o curso 'Cinema Negro na Escola', em 2019, e o seminário 'Educação e Cinema: Cinema Negro na Escola', em 2024. A iniciativa é desenvolvida em parceria entre a Cinemateca Capitólio - Prefeitura Municipal de Porto Alegre e a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com apoio da Associação de Amigos e Amigas da Cinemateca Capitólio.