Orla do Guaíba será palco de evento gratuito dedicado ao chimarrão
Iniciativa planeja fortalecer e celebrar a cultura do mate

Porto Alegre receberá em 11 de outubro, o evento 'A Hora do Mate', que tem como proposta celebrar a cultura do chimarrão na Orla do Guaíba. A iniciativa é do músico Ernesto Fagundes e da organizadora do evento Joka Alovisi, que se uniram ao comunicador Neto Fagundes e ao produtor cultural Ricardo Koech, para promover uma confraternização aberta ao público e com interação presencial.
A programação prevê rodas coletivas de mate, espaços gastronômicos, atividades para crianças, apresentações musicais e a 'Alameda do Mate', destinada à difusão de informações sobre a erva-mate e seus modos de consumo. Os Fagundes farão a condução artística do palco com convidados como Juliano Barreto, Pedro Veríssimo, Rafuagi e Renata Adegas. Também estão previstos dois momentos de conexão global às 11h30 e 17h30, quando serão exibidos vídeos de rodas de chimarrão realizadas em diferentes países.
O público é incentivado a levar cadeira, canga e cuia para somar-se à proposta de criar uma memória coletiva à beira do rio. Entre as ações programadas, haverá uma homenagem ao escritor Luis Fernando Verissimo, reconhecido por retratar aspectos do cotidiano gaúcho em suas crônicas.
A realização conta com patrocínio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e das Secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos de Porto Alegre. O evento ocorrerá de forma gratuita na Orla do Guaíba, com acesso livre ao longo do dia.