'Ospa Jovem' estreia em 2025 com programação ampliada e bolsas de estudos

Primeiro concerto da Orquestra será na terça-feira, às 20h, com entrada gratuita

Ao longo de 11 anos, mais de 400 estudantes já passaram pela 'Ospa Jovem' - Crédito: Divulgação

A 'Ospa Jovem', orquestra de alunos avançados da Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), dá início à 'Temporada' 2025, por meio do concerto especial nesta terça-feira, 29, às 20h, na Sala Sinfônica do Complexo Cultural Casa da Ospa, localizada na avenida Borges de Medeiros, 1501. A apresentação inaugura uma série de, pelo menos, 10 concertos gratuitos que serão apresentados pelo grupo ao longo do ano. A entrada é franca.

Pela primeira vez, após os 11 anos de existência da 'Ospa Jovem', os estudantes poderão receber bolsas de estudo oferecidas por meio de parceria entre a Fundação Pablo Komlós e a Secretaria da Cultura do RS (Sedac-RS). Intitulado 'Academia de Música Clássica', o projeto de apoio financeiro e pedagógico é inspirado em programas de formação e retenção de talentos das maiores orquestras jovens nacionais e internacionais.

Ao longo de 11 anos, mais de 400 estudantes já passaram pela 'Ospa Jovem'. A partir de 2025, os integrantes terão direito ao auxílio financeiro, que será ofertado para os ocupantes das 80 vagas, e permitirá que esses jovens músicos tenham maior dedicação à rotina de ensaios e à formação complementar teórica. Os primeiros integrantes já foram selecionados e uma nova chamada será realizada nos próximos dias por meio de lançamento de edital público.

Segundo o diretor da escola e músico da Ospa, Diego Grendene, a 'Academia de Música Clássica' representa a realização de um sonho que impulsiona um processo de fortalecimento pedagógico e administrativo na Escola de Música. Além das bolsas, o projeto viabilizou a contratação de professores e funcionários, a ampliação de ensaios e a oferta de formação complementar para alunos avançados. "Tínhamos uma série de necessidades, e isso fará uma grande diferença. Estamos colocando em funcionamento um projeto com impacto significativo. O fato de receberem uma bolsa permite que os alunos permaneçam mais tempo na escola", afirma Grendene.

Comentários