Prêmio Assembleia Legislativa celebra curtas gaúchos

Maior Vencedor da Noite foi Trapo, de João Chimendes, que venceu categoria de melhor filme

Vencedores dos prêmios se juntam no palco do Palácio dos Festivais - Edison Vara/Ag.Pressphoto

A entrega do Prêmio ALRS de Cinema marcou o final desta noite deste domingo, 17, no Festival de Cinema de Gramado. A cerimônia honrou o setor do audiovisual gaúcho, homenageando tanto produções de ficção quanto documentários. "Esse prêmio demonstra o compromisso do nosso legislativo com o cinema gaúcho", afirmou o deputado estadual Pepe Vargas (PT) em discurso na premiação. O congressista encerrou o discurso pedindo o que chamou de uma "cruzada cívico-nacional" pela aprovação da regulação dos serviços de streaming no Brasil.

A premiação é resultado de uma parceria entre a ALRS, a Prefeitura de Gramado e a Gramadotur.  O evento foi celebrado pelo jornalista cultural Roger Lerina e pela radialista Marla Martins e teve transmissão pela TV Assembleia. A cerimônia também entregou o Troféu Sirmar Antunes para a atriz Gloria Andrades.  

O Prêmio, promovido pelo corpo legislativo do Rio Grande do Sul, já tem vinte e dois anos de existência. O valor da competição de Melhor Filme é de R$11,000, e de R$5,500 para as demais categorias. Apenas 18 curtas chegaram até a mostra final, mas mais de 200 filmes foram inscritos na competição. 

Confira a lista completa dos vencedores: 

Melhor Montagem: Alfredo Barros, por Imigrante/Habitante;

Melhor Direção de Arte: Clara Trevisan, por Mãe da Manhã

Melhor Trilha Sonora: Zero, por Bom Dia, Maika!

Melhor Edição de Som: Vini Albernaz, por Mãe da Manhã

Melhor Fotografia: Takeo Ito, por Gambá

Melhor Roteiro: Cassio Tolpolar, por Imigrante habitante

Melhor Produção: Renata Wotter, por O Jogo 

Melhor Figurino: Samy Silva, por A Sinaleira Amarela

Melhor Atriz: Mikaella Amaral, por Bom dia, Maika!

Melhor Ator: Igor Costa, por O Pintor

Melhor Direção: Viviane Jag Fej Farias / AMallia Brandolff, por Fuá - o Sonho

Melhor Premio Juri da Critica: Gambá

Melhor Filme: Trapo, de João Chimendes


A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários