Novo site da Matinal tem o objetivo de olhar para diálogos com os leitores
Espaço foi construído pelo Ghost, que é um CMS open-source, feito sob medida para produtores de conteúdo e newsletters
A Matinal apresentou, recentemente, um novo site para a divulgação de conteúdo. A mudança ocorre por meio de um movimento de demandas, sobretudo a fim de ter um espaço mais robusto para comportar ainda mais assuntos para seus leitores. Com isso, utilizou-se o Ghost - um CMS open-source, sistema de gerenciamento de conteúdo com código-fonte aberto - feito sob medida para produtores de conteúdo e produtores de newsletters.
No processo de mudança, participaram o diretor da Matinal, Filipe Speck, e a gerente de Cultura, Luísa Kiefer, auxiliados pelo fundador do Núcleo Jornalismo, Sérgio Spagnuolo. Em conversa com a reportagem do Coletiva.net, Luísa contou sobre a novidade e de onde surgiu a ideia de um novo site. "Queremos fugir um pouco das grandes plataformas e redes e levar o público direto para o nosso site. Isso tanto para proteger nosso conteúdo de ser livremente acessado e usado por diferentes Inteligências Artificiais (IAs), quanto por acreditar que a Comunicação independente precisa acontecer fora de plataformas que são privadas", mencionou.
Comunidades engajadas
A migração também faz parte do movimento de oferecer mídia para clientes que querem se comunicar com pessoas da cidade. A plataforma permite campanhas inteligentes que buscam privilegiar, além da performance, uma construção de marca direta com comunidades engajadas. "No novo site temos uma nova área do assinante, com maior controle e autonomia para o leitor escolher quais conteúdos deseja receber."
"Também temos uma área para comentários, exclusiva para aqueles que nos apoiam", comentou Luísa. O desejo é fomentar mais as discussões que defendem a cidade e fazer do site da Matinal um espaço de conversa e discussão sobre a política e a cultura de Porto Alegre.
Coletiva