Jornalismo de Dados ganha destaque nas rotinas das Assessoria de Imprensa
'Relatório Digital 2024', divulgado pela We are Social, apontou que cinco bilhões de pessoas navegam ativamente nas mídias sociais ao redor do mundo

Em 2025, o Jornalismo de Dados não apenas ganhou destaque nas rotinas das assessorias de imprensa, mas reconfigurou a criação de estratégias comunicacionais entre corporações, veículos e audiências. O 'Relatório Digital 2024', divulgado pela 'We are Social', apontou que cinco bilhões de pessoas navegam ativamente nas mídias sociais ao redor do mundo. No Brasil, o fenômeno é ainda mais expressivo - o consumo diário de conteúdo on-line supera em uma hora a média mundial, com as plataformas sociais abocanhando 35,8% das atividades digitais do dia a dia dos brasileiros.
Para profissionais de agência de link building, esse panorama exige dados concretos que consigam furar a bolha de informações saturadas que cerca o público. Conforme o levantamento, é preciso contextualizar, comprovar e apresentar visualmente conteúdos que enriqueçam o debate público e corporativo.
Para Nathani Paiva, jornalista à frente do setor de Digital PR da Expertanós, é fundamental entender que os meios tradicionais não são mais os únicos interlocutores válidos. "Precisamos construir relações com uma nova geração de produtores de conteúdo que estão ganhando força no cenário digital", analisa.