ARI realiza quarta edição do 'Jornalistas Inspiradoras' no sábado
Evento tem como objetivo destacar as mulheres que atuam no Jornalismo e na Comunicação

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) promoverá a quarta edição do painel 'Jornalistas Inspiradoras', neste sábado, 9, das 11h às 12h30 em uma live que será transmitida no perfil de Facebook da entidade, para celebrar o Dia Internacional da Mulher. O evento tem como objetivo destacar as profissionais femininas que atuam no Jornalismo e na Comunicação com suas trajetórias e visões do mundo.
Na edição deste ano, o tema escolhido é 'Comunicação Participativa: microfone nas mãos de mulheres afetadas por crises humanitárias'. Com isso, a vice-presidente da ARI Cláudia Coutinho e a sócia da Semente Negócios Alline Goulart entrevistarão a jornalista e escritora Fernanda Baumhardt.
Em conversa com a equipe de reportagem de Coletiva.net, Cláudia contou que a expectativa do evento é marcar a passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, com uma conversa que tem a Comunicação como foco principal, em especial a Participativa. Segundo a profissional, o 'Jornalistas Inspiradoras' é direcionado para profissionais da área, estudantes e para o público geral que se interessa pelo assunto e também por questões voltadas para os Direitos Humanos.
Segundo Cláudia, o convite para a Fernanda tem o objetivo de melhor conhecer o trabalho dela e como a Comunicação ou Jornalismo Participativo podem se inserir no cotidiano, na busca de um mundo "mais justo" e onde o respeito seja praticado sempre, em todos os momentos e locais. "A Fernanda é uma jornalista e humanitarista que nos inspira, tanto pela caminhada pessoal, como profissional", afirma.
Para Alline, é sempre "reconfortante" estar entre mulheres protagonistas e o encontro tem como propósito inspirar jornalistas a redesenhar a forma, o meio e a intenção da Comunicação, trazendo o impacto para o centro desse objetivo. "Poder expandir o debate sobre a forma e o alcance do Jornalismo que traz as pessoas para o foco da narrativa", explicou.
Alline disse que, com o evento, o público conhecerá o projeto de Fernanda, a Comunicação Participativa, além de histórias de mulheres que vivem em situações de extrema vulnerabilidade. Também poderá refletir sobre o poder que a Comunicação tem de trazer luz e endereçar os problemas latentes.