Para além da tecnologia, Comunicação ganha novas frentes de atuações

Cargos refletem mudanças nas relações de trabalho

12/09/2025 10:00
Para além da tecnologia, Comunicação ganha novas frentes de atuações

 Experiência do Colaborador (Employee Experience Officer): foco em Endomarketing e cultura organizacional, utiliza dados e feedbacks com a proposta de melhorar a jornada do colaborador. O profissional cria e implementa experiências para o funcionário que inicia em sua contratação e tem continuidade até seu desligamento. Suas ações visam o desenvolvimento de estratégias, bem-estar, feedback e comunicação.

 Especialista em Comunicação ESG: responsável por criar narrativas alinhadas à sustentabilidade, diversidade e governança, conectando práticas responsáveis à reputação institucional. A atuação exige conhecimento sobre Comunicação Corporativa, contexto histórico e impacto cultural, além de promover transparência e coerência entre discurso e prática.

 Líder de Narrativas e Comunidades: atuação na criação e engajamento de grupos em canais, com foco na construção de comunidades. Dentro de suas atribuições está ser um ponto de contato que ligue a população com a organização, comunicando as necessidades e valores, bem como estimular a participação dos membros com geração de engajamento. 

 Especialista em Comunicação Inclusiva: busca garantir que campanhas e conteúdos sigam princípios de diversidade, acessibilidade e linguagem neutra. A área deve utilizar diferentes canais e formatos, a fim de garantir que a mensagem chegue a todos e em diferentes formatos, além da promoção de capacitação e momentos de conscientização. 

 Analista de Comunicação Interna: amplia sua relevância ao contribuir para o clima organizacional e o employer branding, fortalecendo a atração e retenção de talentos. O profissional tem como responsabilidade planejar, desenvolver e executar estratégias de comunicação dentro da organização, com o intuito de manter os colaboradores informados e alinhados à cultura da empresa. 

Instituições que já possuem olhar para os novos cargos já preparam cursos, voltados a analistas, comunicadores, gestores, empreendedores e estudantes. No modelo de especialista em Comunicação ESG, os programas buscam abordar princípios da Comunicação sustentável, Agenda ESG, referências de mercado e práticas colaborativas, preparando profissionais para responder às novas demandas da Comunicação Organizacional.