Como driblar o algoritmo das IAs em processos seletivos?

Conseguir um novo emprego pode estar ligado à capacidade de atender à linguagem algorítmica exigida pelas plataformas de seleção

19/09/2025 10:00
Como driblar o algoritmo das IAs em processos seletivos?

Contornar o algoritmo de inteligência artificial em ferramentas de processos seletivos não significa burlar regras, mas otimizar sua apresentação para que o sistema entenda corretamente o seu perfil e o compreenda corretamente. Essas IAs são projetadas para ler currículos e respostas de forma automatizada. Portanto, adaptar sua candidatura ao que o algoritmo "espera" pode melhorar muito as chances de seleção.

 Confira algumas estratégias éticas e eficazes:

 

Use palavras-chave da vaga

A IA busca por termos específicos que aparecem na descrição do cargo. Se a vaga pede ?experiência com gerenciamento de projetos? e você escreve apenas ?coordenei tarefas em equipe?, o sistema pode não identificar a correspondência. Experimente copiar a descrição da vaga e destaque as palavras mais repetidas (ex: ?CRM?, ?UX?, ?redes sociais? etc.). Inclua essas exatas expressões no seu currículo de forma natural.

Adapte seu currículo para cada vaga

Evite enviar o mesmo currículo para todas as oportunidades de emprego. O ideal é customizá-lo de acordo com a descrição da vaga. Isso aumenta a chance de passar pelos filtros automáticos.

Use linguagem objetiva e direta

As ferramentas de triagem automatizada leem melhor frases curtas e diretas. Evite abordagens muito elaboradas e adjetivos subjetivos (?sou proativo e dinâmico?), e prefira resultados mensuráveis. Assim, evite exemplos como "participei de muitas atividades incríveis que me ajudaram a crescer", e prefira "implementei um sistema de CRM que aumentou a retenção de clientes em 18%", oferecendo dados.

Evite elementos gráficos

Currículos com quadros, ícones, tabelas, logos, colunas ou PDFs com apelos visuais podem confundir os algoritmos. Prefira um layout simples em texto corrido, em formato .doc ou PDF padrão.

Preencha todos os campos da plataforma

Mesmo que você envie o currículo, as IAs também escaneiam os campos preenchidos nas plataformas. Dedique tempo para completar com cuidado cada uma das etapas.

Treine testes automatizados

Muitas ferramentas usam IA também para testes de lógica, perfil ou análise comportamental. Plataformas como a Gupy e a Taqe fazem isso com frequência. É possível treinar para esses testes em sites como Mettl, 123Test, Quepasa.me (para soft skills) e Teste Rápido.

Cuidado com o uso de IA para gerar suas respostas

Se for usar ferramentas como ChatGPT ou Gemini para montar respostas, evite realizar um mero comando de Ctrl C + Ctrl V. Personalize e reescreva com suas palavras, pois as plataformas mais avançadas já começam a identificar textos gerados por IA.

Mostre aderência aos valores da empresa

Alguns sistemas analisam o quanto você se alinha ao propósito e cultura organizacional. Use noções e expressões oferecidas pela própria empresa em seus canais institucionais, além de conferir a missão e valores, para reforçar a afinidade.