Manuela Caringi: legado familiar que virou profissão

Relações-públicas está à frente da agência IT! Experience e do Castelo Montsalvat

Manuela Caringi gere a agência It! Experience e o Catelo Montsavat - Crédito: Priscilla Borges

O quanto da nossa família carregamos no nosso jeito de ser, nas nossas características físicas e até mesmo na nossa aptidão profissional? Sem perceber, a relações-públicas Manuela Caringi de Turnes Amato foi influenciada desde a infância pela avó, Noemi de Assumpção Osório Caringi que, de uma família tradicional de Pelotas e esposa do artista plástico Antônio Caringi, fazia grandes recepções em sua casa. Conhecida como uma boa anfitriã, promovia jantares e festas para políticos, diplomatas, cônsules e artistas. "Vivenciei, durante a infância e adolescência, o auge das recepções preparadas pela minha avó, principalmente, na casa de veraneio, no Cassino. Acredito que a cultura do receber esteja no DNA da nossa família", reflete. 

Esta busca pela hospitalidade lhe levou à formação em Hotelaria na Escola Superior de Hotelaria Castelli, em Canela. Porém, o destaque nas disciplinas de preparação dos espaços para a realização de eventos chamaram atenção dos mentores, que a instruíram a seguir na área com a graduação em Relações Públicas, realizada então na Unisinos. Hoje, com a empresa dela, a IT! Experience, acredita que consegue unir as duas capacitações no atendimento aos clientes, ligados principalmente ao mundo corporativo. "Proporcionar momentos marcantes para as pessoas passa pelos detalhes da receptividade, do acolhimento, da hospitalidade, da excelência. Por isso, acredito que as duas faculdades foram complementares para que eu pudesse desenvolver projetos diferenciados", explica. 

No entanto, a IT! passa por um novo momento, aliando ao escopo a gestão de um negócio familiar: o Castelo Montsalvat, em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Com espaço para eventos, dessa vez com maior adesão aos de cunho social, o empreendimento conta ainda com suítes temáticas. Tudo isso em estadia localizada em uma área de preservação natural, fora da poluição e do agito das grandes cidades.  

Também conta com visitação à estrutura medieval, decorada com obras do acervo do avô, responsável por monumentos de grande relevância para o patrimônio do Rio Grande do Sul, como o Laçador e o Monumento ao Expedicionário em Porto Alegre. É lá, a 120 km de Porto Alegre, onde mora, que passa os momentos de lazer atualmente. "Na área onde fica o castelo, era a casa dos meus pais, então, por mais que eu vá trabalhar também, não sinto que estou trabalhando. São momentos de descanso, em família, em meio à natureza", conta. 

Dedicação ao trabalho

Se pensasse em uma outra profissão, que não a atual, Manuela seria médica, um caminho natural para seguir os passos do pai Francisco Turnes de Turnes. Anestesista e intensivista, Turnes dedicava-se ao ofício e manteve uma rotina intensa de trabalho, com horários nada convencionais, sem feriados ou datas comemorativas. Algumas das lembranças da infância dela são em ambientes hospitalares, na sala de descanso aguardando o pai ou até mesmo na espera com sua mãe Angela Osório Caringi e o irmão Antônio, sete anos mais jovem, para desejá-lo um feliz ano novo. Com ele, acredita que aprendeu a importância da dedicação ao trabalho.

"Esta é uma das profissões mais nobres. Sempre vi meu pai como um homem forte e poderoso, por ter o poder de curar as pessoas. Também tenho horários de trabalho diferentes, mas, ao contrário dele, que estava presente em momentos difíceis das pessoas, eu escolhi participar de acontecimentos marcantes, só que de alegria", explana a empresária. 

Formada em RP em 2004, seguiu durante quase toda a trajetória na área corporativa, intercalando com períodos no meio político.Talvez outra herança de família, afinal, em sua árvore genealógica estão políticos de diferentes esferas, como o General Osório - militar, senador e ministro. Ainda enquanto estagiária, atuou na Assembleia Legislativa e foi lá que aprendeu a organizar agenda política e de campanha parlamentar, promover carreatas e visitas no interior, que contava com preparar toda a logística para a realização dessas viagens. 

"Sempre gostei dessa área governamental, política e corporativa. E, por isso, o cerimonial é uma das partes que mais gosto dos eventos", conta. Seguiu na área política por um tempo e trabalhou no Cerâmica Atlético Clube, de Gravataí, com a organização de eventos esportivos. 

Um divisor de águas na sua carreira foi a Capacitá Eventos, onde ficou por mais de quatro anos. Chegando aos 40 anos de idade, decidiu abrir a própria agência, em busca de voos maiores. A IT surgiu em 2015, com o objetivo de propor ideias inovadoras para eventos corporativos, aliando o trabalho de agência de turismo, preparando a logística de transporte e hospedagem em iniciativas que exigem deslocamento. 

Entre os momentos marcantes da carreira, considera o primeiro grande contrato fechado pela agência o principal deles. Contudo, lembra-se de tantos outros que compõem um leque de atuações, como eventos organizados no Carnaval da Sapucaí, no Rio de Janeiro, e a exumação e reinumação do ex-presidente João Goulart, o Jango.

Memórias em construção

Uma pisciana nascida em 14 de março, em Pelotas, Manuela tem hoje 47 anos e prioriza, além do aspecto profissional, os momentos em família. Ver a filha Helena, de 18 anos, desenvolver-se e realizar os sonhos está entre seus principais objetivos de vida. Ela iniciará o curso de Farmácia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no segundo semestre de 2024. A relações-públicas deseja fazer isso ao lado do argentino Fausto, marido com quem compartilha a vida há 20 anos. Eles, que se conheceram em uma festa em Porto Alegre, foram morar juntos três meses depois e, com seis meses de relacionamento, já estavam "grávidos". "Eu nem lembro direito da minha vida antes disso, parece que qualquer momento anterior é uma vida passada", brinca. 

Por ter diversas memórias de viagens em família na infância, deseja seguir construindo outras com o marido e a filha. "Acredito que o dinheiro mais bem investido é em viagens porque, além das vivências, proporciona aprendizados culturais, amplia horizontes, gera civilidade e maior empatia pelas pessoas", define. Manuela já passou por 11 países, entre eles Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai. Os próximos desejos da lista são o Egito e a Turquia. 

Apesar de gostar de conhecer novas realidades, mantém as raízes fortes. Ama dançar e, antigamente, foi prenda de Centro Tradicionalista Gaúcho (CTG), época em que participou de diversas invernadas. Apesar da paixão, confessa que deixou a dança de lado há alguns anos, por não conseguir encaixar na rotina. 

Desde sempre, Manuela se vê como uma pessoa criativa, que gosta de uma vida dinâmica. Porém, considera o perfeccionismo sua melhor qualidade e também o pior defeito. "Ao mesmo tempo que quero fazer algo perfeito, por vezes, acabo sendo intransigente ou rígida com alguém no processo", reflete. Aliado a isso, acredita na persistência e resiliência como pontos fortes. "Nesses últimos quatro anos, acredito que só sobrevive firme quem têm essas características. Foram anos difíceis para todos, para manter as empresas ativas."

Fazer a diferença

A relações-públicas avalia o caminho profissional até aqui com orgulho: "Lá atrás, eu não imaginaria que fosse chegar onde cheguei sozinha". No entanto, comprometida com os propósitos e valores, construir e manter amizades sólidas e fazer a diferença estão nos objetivos futuros. "Eu escolhi uma profissão que ajuda a trazer alegria para as pessoas. Então acredito que faz parte disso buscar ser uma pessoa leve e agradável."

Ela percebe que não estagnou e, ao contrário disso, segue em movimento. Com a IT completando nove anos, ainda almeja novas contas e clientes desafiadores que a permitam fazer projetos memoráveis. "Esse é um setor de sonhos", define. 

Por outro lado, sonha em honrar o legado da família, com a consolidação do castelo. Ao unir turismo e entretenimento, deseja que o espaço seja referência em hospedagem, com destaque na região da Serra e reconhecido pelo acolhimento e cuidados com a sustentabilidade. 

"Experiências, eventos, viagens e lazer, são merecimentos, momentos que dão sentido para a vida e são nesses aspectos que quero continuar me desenvolvendo e evoluindo para gerar algo bom para a sociedade", finaliza. 

Comentários