Sara Kirchhof: jornalista natural de Santa Rosa apresentará o 'Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo'

Evento acontecerá de 6 a 8 de novembro, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges

10/09/2025 17:22
Sara Kirchhof: jornalista natural de Santa Rosa apresentará o 'Festival Musicanto Sul-Americano de Nativismo' /Créditos: Divulgação

A 30ª edição do 'Musicanto Sul-Americano de Nativismo' contará com a presença da jornalista Sara Kirchhof. Nascida em Santa Rosa e morando atualmente na Alemanha, a comunicadora será uma das apresentadoras oficiais do festival. O evento acontecerá de 6 a 8 de novembro, no Centro Cívico Cultural Antônio Carlos Borges (Rua Buenos Aires, 937 - Centro), em Santa Rosa. 

Mesmo residindo há mais de dois anos na Alemanha, a profissional nunca deixou de cultivar raízes e de manter um forte vínculo com a cidade natal e com o 'Musicanto'. O vínculo de Sara com o evento vem de longa data. Além de acompanhar a movimentação das festividades na cidade desde criança, em 2010, enquanto cursava a faculdade em Porto Alegre e trabalhava como produtora na TV Assembleia, participou da cobertura especial do festival para o programa 'Cena Musical'. 

Para Sara, estar à frente do festival é uma grande alegria e também uma enorme responsabilidade, visto que, na primeira edição, a jornalista sequer era nascida. "Este convite para apresentar o 'Musicanto' e ser embaixadora do festival representa um retorno às minhas origens, ao estado gaúcho e à minha cidade, onde nasci, cresci e onde vive a minha família até hoje. Uma missão a ser cumprida com muito respeito a cada nome que já passou pelos palcos do festival", relatou, em conversa com a reportagem do Coletiva.net

O retorno ao palco da sua terra

Agora, com o desafio de apresentar o festival ao lado do jornalista Jairo Madril, e do radialista Zeca Amaral, Sara celebra o que considera um reencontro especial. "Levantar a bandeira do 'Musicanto' estando na Alemanha e, ao mesmo tempo, voltar para minha cidade com a missão de estar à frente da trigésima edição tem um gosto muito especial", destacou.

Uma trajetória marcada pela comunicação

Graduada em Comunicação Social pelo Instituto Porto Alegre Metodista (IPA), acumula mais de 10 anos de experiência em TV, rádio, Assessoria de Imprensa e apresentação de eventos. Na televisão, atuou como repórter, apresentadora e editora-chefe. Atualmente, na Europa, segue conectada ao Brasil como correspondente internacional, especialmente em pautas ligadas ao agronegócio. Recentemente, participou como coautora do livro 'O Sul também é do Brasil', escrito pelo amigo, o escritor Jônatas Souza, com poemas relacionados à tragédia vivida no Rio Grande do Sul durante as enchentes em 2024 e renda revertida para vítimas da calamidade.