O jornalista Matheus Henrique Martins lança o seu primeiro livro, intitulado de 'Yone', publicado pela editora Urutau. O romance se passa no mês de fevereiro, nos meados dos anos 1970. Ele conta as relações da chanfradeira de couro Yone, uma mãe solteira, em um fim de semana repleto de lembranças e frustrações. São três dias no interior, na cidade de Novo Hamburgo, onde ela imagina que sua vida vai mudar em um estalar de dedos por um americano.
Com uma narrativa muito íntima e em primeira pessoa, o livro aborda as tensões das relações familiares, especialmente entre irmãs. Por meio da personagem título, o autor leva o leitor em uma viagem ao passado, dialogando com a protagonista por momentos de culpa, traumas, violência, reconciliação, afetos, perdas e falhas. Uma maternidade solitária vivida por uma mulher solitária.
"Essa história é baseada livremente em acontecimentos da minha avó. Fui muito próxima dela, e ela me confidenciou muitos momentos, tanto os de tristeza quanto as pequenas vitórias que teve, como comprar uma saia que desejava ou sair para ver vitrines no centro aos sábados. É uma ficção, existe muita invenção, mas o núcleo, os temas e diversos eventos que cruzaram a vida dela durante a década de 70 são fatos", explica o autor. O livro foi editado por Débora Rendelli e publicado pela editora Urutau, que em 2025 completa 10 anos.
Sobre o autor
Matheus Henrique Martins é natural de Novo Hamburgo, graduado em Jornalismo e mestrando em Indústria Criativa pela Universidade Feevale. Atua como redator publicitário na agência WT.AG.