Premiado em Gramado, 'Bicho Monstro' ganha trailer e data de estreia

Filme estreou na 'Mostra Internacional de Cinema' em São Paulo e chega nos cinemas em 25 de setembro

Kamilly Wagner (Ana) em Bicho Monstro (2025) - Créditos: Divulgação

O longa dirigido pelo cineasta campo-bonense Germano de Oliveira, 'Bicho Monstro', tem data de estreia no cinema marcada para 25 de setembro. A produção, rodada nas cidades gaúchas de Morro Reuter e Santa Maria do Herval, teve a première em 'Novos Diretores' da 48ª 'Mostra Internacional de Cinema' em São Paulo, e entrou na lista dos 16 filmes favoritos do público. 

O longa narra a história de Ana, uma menina que vive em um vilarejo rural de colonização alemã e assiste a uma peça sobre a história de um perigoso animal que vive na mata cuja forma ninguém conhece, o Thiltapes. Duzentos anos antes, uma botanista que escreve sobre a região ouve falar do mesmo animal, assim, as histórias se intercalam na busca pela criatura imaginária, ao mesmo tempo em que encaram seus próprios demônios. 

O filme venceu 'Melhor Direção de Fotografia' e 'Direção de Arte' na mostra gaúcha do 53º 'Festival de Cinema de Gramado', para Bruno Polidoro e Gabriela Burck, respectivamente. Além da estreia comercial, também estão previstas sessões especiais em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. 

O diretor Germano de Oliveira buscou inspiração no realismo fantástico e em sua familiaridade com os vilarejos interioranos. Da junção desses elementos veio o Thiltapes, o pássaro fantasioso referenciado em áreas de imigração alemã. "Desse contato vem a ideia de trabalhar esse registro de um animal muito local, uma lenda muito contada na região, e tentar explorar um pouco essas diferentes versões que essa lenda pode assumir."

Para o realizador, tanto as formas do animal imaginário quanto o tom que a história conta podem ser muito diversas, desde uma brincadeira engraçada até um conto de terror. "O filme busca apresentar essa profusão de formas da mesma história e o contágio dessa narrativa através do tempo. A partir dela, tanto uma menina no presente, como um botanista no passado inventam seus próprios monstros a partir de seus conflitos pessoais", resume.

Comentários