Mais uma vez, Festival de Cinema Gramado conta com exibição do Canal Brasil

Mostras competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Documentais serão exibidas exclusivamente pela televisão por assinatura

Filmes em competição serão anunciados em coletiva de lançamento no dia 9 de julho - Crédito: Edison Vara / Agência Pressphoto

A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou que a edição deste ano passará por alterações para adequação da nova realidade do Rio Grande do Sul. Por conta disso, assim como em 2020, as mostras competitivas de Curtas-Metragens Brasileiros e Longas-Metragens Documentais serão exibidas exclusivamente pelo Canal Brasil. A programação, além da grade completa da televisão por assinatura, será divulgada em breve. 

Os 12 curtas brasileiros irão ao ar de 12 a 15 de agosto, sempre a partir das 19h, com três filmes por sessão. Na sequência, os cinco documentários em competição se iniciam às 20h20, com um longa por noite, de 12 a 16 de agosto. No dia 17, o Canal Brasil transmitirá, ao vivo, a Cerimônia de Premiação, com a entrega dos Kikitos, a partir das 20h45. 

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, a iniciativa leva em conta os turistas e entusiastas do evento que não conseguirão estar em Gramado esse ano. "Temos consciência da situação delicada em que o Rio Grande do Sul se encontra. São centenas de milhares de assentos que deixaram ou deixarão de pousar em Porto Alegre até a reabertura do aeroporto Salgado Filho." 

A decisão tem como intuito proporcionar uma vitrine ainda maior aos filmes exibidos nas mostras, em uma parceria que iniciou durante a pandemia de Covid-19. "Em 2020, nos reinventamos. Desenvolvemos uma nova maneira de realizar um festival de cinema. Esse ano, queremos repetir esse feito, trazendo o melhor do cinema para Gramado, mas também estendendo ao restante do Brasil a oportunidade de acompanhar um pouco do nosso festival", afirma o curador Marcos Santuario

André Saddy, diretor geral do Canal Brasil, reforça a parceria de décadas entre o evento e o canal. "O Canal Brasil é parceiro do Festival de Gramado desde o início de sua história, há 26 anos. Assim como aconteceu em 2020, temos certeza que a programação vai alcançar um público ainda maior, em todo o país."

As mostras competitivas de Longas-Metragens Brasileiros, Longas-Metragens Gaúchos e Curtas-Metragens Gaúchos estão mantidas no Palácio dos Festivais. As demais atividades como homenagens, calçada da fama, sessões hors concours, mostras paralelas, o 'Conexões Gramado Film Market' e o 'Educavídeo', também ocorrerão em Gramado.

Comentários