Jornalista e escritora gaúcha Paola Severo publica terceiro livro de poesia

Lançamento da obra 'Oxímoro' será na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul

Em sua terceira obra, Paola mostra uma produção inspirada pela condição da mulher, que abraça também vivências, amores, anseios, medos e traumas. - Crédito: Rafaelly Machado Fotografias

A jornalista e escritora gaúcha Paola Severo publica o terceiro livro de poesia. O lançamento da obra 'Oxímoro' será no próximo sábado, 17, às 10h30, na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz do Sul, com sessão de autógrafos. O evento terá acessibilidade com intérprete de Libras. A publicação foi editada pela Vírtua, com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura do município.

Em sua terceira obra, Paola mostra uma produção inspirada pela condição da mulher, que abraça também vivências, amores, anseios, medos e traumas. "Minha escrita é bastante pessoal, e de certa forma, complementa meu trabalho jornalístico que não permite abordar os sentimentos. O que consumo como filmes, livros e séries também me inspira muito a escrever, assim como as cenas do cotidiano", explica.

O prefácio foi produzido pela escritora e membro da Academia Riograndense de Letras, Marli Silveira, e a orelha tem um texto do jornalista, escritor e editor do Jornal Sarau, Mauro Ulrich. O livro tem 92 páginas nas quais são apresentados 88 poemas escritos de 2020 a 2022. A obra é dividida em três partes: ontem, hoje e amanhã. Cada uma reúne poemas do passado, presente e futuro.

Para o jornalista e proprietário da Editora Vírtua, Rafael Augusto Machado, Paola é uma escritora necessária para os dias atuais, pois é uma poetisa inquieta. "Cada linha lida parece gerar uma ansiedade igualmente inquietante no leitor, que incontrolavelmente passa a sentir-se ávido por saber que a escritora tem a dizer", afirma.

Segundo Rafael, o 'Oxímoro' é um livro que coloca frente a frente o leitor e sua realidade expressas nos poemas de Paola. "Por mais que a inspiração esteja nela, nos seus pontos de vista e nas suas experiências, a escrita de Paola causa um certo 'desconforto' em quem a lê. No bom sentido, claro, pois nos faz pensar o quão importante seria para cada um de nós expor em palavras todo o nosso íntimo", comenta.

Comentários