O Grupo Arauto de Comunicação promoveu, recentemente, em Santa Cruz do Sul, no interior do Estado, a abertura de um ciclo de treinamentos voltados para equipes internas. A primeira atividade reuniu cerca de 15 profissionais do entretenimento e buscou aprimorar técnicas de Comunicação criativa, raciocínio rápido e uso de gatilhos de atenção junto ao público.
O palestrante convidado foi Marcelo Garcia, radialista com mais de três décadas de experiência no meio. Durante a capacitação, ele abordou o tema 'Os quatro pilares da Comunicação: motivo, energia, foco e conexão'. Além da exposição do conteúdo e de técnicas de dicção, diversas dinâmicas foram realizadas com os locutores, tendo como objetivo aguçar os sentidos e a criatividade.
De acordo com o coordenador artístico da Arauto FM 95,7, Lucas Batista, o avanço da Inteligência Artificial (IA) motivou a realização do encontro. ?Rádio é feito por pessoas. E para pessoas. Não significa que a IA deixará de contribuir em nossos processos, mas jamais substituirá quem dá vida à Comunicação. Pessoas querem ouvir pessoas, com Comunicação aproximativa, acolhedora e inteligente?, destaca.
Sobre os encontros
O ciclo de treinamentos faz parte do projeto 'Integrar', desenvolvido há três anos pelo Grupo Arauto. A iniciativa reúne colaboradores a cada semestre para avaliar necessidades e propor melhorias, com atividades que envolvem diferentes áreas, como Jornalismo, comercial e setor criativo. ?Quando ouvimos os colaboradores, buscamos ir além: queremos investir no desenvolvimento profissional de cada um, estimulando o aprendizado e fortalecendo a integração?, afirma a diretora executiva do Grupo Arauto, Daiana Theisen.
O diretor-presidente Luís Carlos Dhiel ressaltou que o investimento em capacitação caminha junto com a modernização estrutural do grupo. ?Trabalhamos com a convicção de que as pessoas continuam fazendo enorme diferença, ainda que as facilidades tecnológicas estejam sendo integradas ao cotidiano. A qualidade da entrega artística, comercial e editorial depende de profissionais treinados e motivados?, finaliza.