Festival de Cinema de Três Passos anuncia inscrições abertas para curtas nacionais e internacionais

Cadastros serão realizados pelo site e aceitos até 16 de julho

17/06/2025 11:45
Festival de Cinema de Três Passos anuncia inscrições abertas para curtas nacionais e internacionais /Crédito: Vitor Neckel

As inscrições para o Festival de Cinema de Três Passos estão abertas até 16 de julho e recebe curtas nacionais e internacionais, com inscrições gratuitas direto no site da iniciativa. O evento se encontra em sua sétima edição e é realizado no município de Três Passos durante as datas de 4 a 8 de novembro deste ano. A iniciativa conta com entrada franca e tem realização do Movimento Pró-Arte, com apoio da Prefeitura Municipal de Três Passos e financiamento do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Pró-cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil União e Reconstrução. Na mostra competitiva, poderão ser inscritos curtas produzidos no território brasileiro e em países estrangeiros. Os curtas selecionados concorrem em 17 categorias, 16 avaliadas pelo júri oficial e uma pelo júri popular. Já a não competitiva reunirá títulos não selecionados para a mostra principal, o Projeto #Cidade Cinematográfica 5 e produções locais e de municípios da região Celeiro. Serão aceitos filmes produzidos a partir de 1º de Janeiro de 2023 e finalizados até a data da inscrição, e que não tenham sido exibidos em edição anterior do festival.

A duração máxima deve ser de até 20 minutos (incluídos os créditos) e legendas obrigatórias em português, como recurso de acessibilidade. Filmes em outros idiomas devem ter legendas em português. O evento recebe produções de todos os gêneros, exceto filmes institucionais, publicitários e videoclipes, com temática livre.  Contudo, o festival favorece filmes com assuntos como sustentabilidade ambiental e direitos humanos. Sétima edição do Festival Na nova edição do evento, a busca é por consolidar o propósito de ser um depositário de histórias, da diversidade de vozes e visões de mundo trazidas por realizadores. A projeção ocorrerá no telão do Cine Globo e o cinema de rua da cidade será novamente palco do evento. Os vencedores receberão o Troféu Levy, que homenageia o fundador da sala em 1948, Alberto Abrahão Levy.