Festival de Cinema de Gramado homenageará Mariëtte Rissenbeek

Diretora-executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim receberá o Troféu Kikito de Cristal

Troféu Kikito passar a ter status global - Crédito: Divulgação/Adam Berry / EPA-EFE

O Festival de Cinema de Gramado realizará uma homenagem inédita. Isso porque será entregue o Troféu Kikito de Cristal para a diretora-executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim, Mariëtte Rissenbeek. A honraria, que tradicionalmente premia grandes nomes do cinema ibero-americano, agora passa a ter status global.

A cerimônia de entrega acontecerá durante o 52º Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá entre os dias 09 e 17 de agosto. A diretora estudou língua e literatura alemãs, estudos teatrais e sociologia na Rijksuniversiteit Utrecht e na Freie Universität Berlin. Em sua trajetória profissional produziu filmes, longas-metragens para TV, além de curtas e médias-metragens. Em 1998, ela estabeleceu sua própria produtora em Hamburgo e trabalhou com Mika Kaurismäki, também já exerceu como produtora da Hofmann & Voges, com sede em Munique.

Em 2003, Mariëtte se tornou responsável pelas relações com festivais internacionais e relações-públicas na German Films, organização para a promoção internacional do cinema alemão. Foi nomeada diretora adjunta da German Films em 2006, passando à diretora-geral em 2011. A partir de 2019 recebeu o cargo de diretora-executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim.

A presidente da Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade gaúcha, Rosa Helena Volk, comenta que Gramado está iniciando novas fase e etapa do Kikito de Cristal com uma homenagem à Mariëtte, quando a imigração alemã completa duzentos anos no Brasil. "Uma mulher com uma trajetória de pioneirismo que culmina na direção geral de um dos maiores festivais de cinema do mundo. Estamos honrados em recebê-la nesta edição do Festival", comenta.

Comentários