Festival de Cinema de Gramado anuncia homenageados e série a ser lançada na edição
Marcélia Cartaxo, Mariza Leão e Rodrigo Santoro são nomes que receberão os reconhecimentos

A organização do Festival de Cinema de Gramado anunciou, recentemente, os três homenageados de sua 53ª edição, que será realizada de 13 a 23 de agosto na Serra Gaúcha, com abertura oficial no dia 15. A atriz Marcélia Cartaxo, a produtora Mariza Leão e o ator Rodrigo Santoro receberão, respectivamente, os troféus 'Oscarito', 'Eduardo Abelin' e 'Kikito de Cristal'. Os curadores Caio Blat e Marcos Santuario, e a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, também revelaram a série brasileira que será lançada durante o evento: 'Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente', de Marcelo Gomes e Carol Minêm.
A série anunciada terá seu primeiro episódio exibido no Palácio dos Festivais na noite de sábado, 16 de agosto. A série de cinco episódios retrata um período de tensão no Brasil, a epidemia da AIDS na década de 1980. Baseada em fatos reais, a história acompanha um grupo de comissários de bordo que, ao ver amigos e colegas adoecerem sem acesso ao tratamento, inicia uma operação arriscada de trazer ilegalmente o medicamento AZT do exterior, mobilizando uma rede de solidariedade em meio à negligência do governo frente à crise.
Sobre as premiações
A atriz Marcélia receberá o 'Oscarito' na terça-feira, 19, como um reconhecimento pelos seus mais de 40 anos de destaque no cinema brasileiro. A artista paraibana ficou conhecida pela interpretação de Macabéa em 'A Hora da Estrela' (1985), baseado no livro homônimo de Clarice Lispector, papel que rendeu a ela o Urso de Prata de 'Melhor Atriz' no Festival de Berlim de 1986. Já a produtora Mariza Leão será homenageada com o troféu 'Eduardo Abelin' na segunda-feira, 18. Ela iniciou sua carreira no cinema ao lado de Sérgio Rezende quando o casal fundou a Morena Filmes. Mariza foi a primeira diretora-geral da RIOFILME e presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav).
As homenagens terão início na sexta-feira, 15, na noite de abertura do festival, com o 'Kikito de Cristal', que será concedido a Rodrigo Santoro, que no mês completará 50 anos. O ator começou a carreira atuando em novelas, mas logo esteve em produções cinematográficas como: 'Bicho de Sete Cabeças' (2000), de Laís Bodanzky e, em seguida, 'Abril Despedaçado' (2001), de Walter Salles. Em breve, também deve ser divulgado o nome do homenageado que receberá o troféu 'Cidade de Gramado', reconhecimento que foi criado em 2012.