Coletiva de imprensa marca lançamento oficial do Festival de Cinema de Gramado

Jornalistas, influenciadores, representantes de entidades e autoridades políticas prestigiaram o encontro na Serra Gaúcha

Na abertura do encontro, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o festival ocorrerá normalmente - Coletiva.net

A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado está oficialmente lançada. Na última terça-feira, 9, a Serra Gaúcha recebeu jornalistas, influenciadores, representantes de entidades e autoridades políticas para detalhar o evento, marcado para o período entre 9 e 17 de agosto. Na abertura do encontro, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, enfatizou que o festival ocorrerá normalmente, de forma presencial, ainda que seja um ano diferente por conta da tragédia climática de maio.

Ela lamentou os problemas logísticos do Rio Grande do Sul, com o aeroporto Salgado Filho inoperante, o que atrapalha a expectativa de público, mas salientou que o formato híbrido tornará tudo mais democrático. "Será um momento muito especial, para dar esse carinho ao Estado. Realizaremos, mais uma vez, um grande festival, como Gramado merece."

Curador do festival, Marcos Santuário explicou que as categorias Curtas Nacionais e Documentário serão exibidos exclusivamente no Canal Brasil, e presencialmente serão mantidas as mostras de Curtas e Longas Gaúchos e Longas Nacionais. "A qualidade dos filmes é grande e isso não é novidade para nós. Gramado é um festival onde os filmes nascem, em suas telas e seus debates. E neste ano não vai ser diferente", salientou. 

O ator e diretor Caio Blat, que também é curador do evento, deixou um recado por vídeo aos presentes na coletiva de imprensa: "O processo de escolha é árduo, trabalhoso, mas extremamente satisfatório. Discutir, avaliar, refletir, repensar é sempre um exercício intenso. Apesar de tudo que o Rio Grande do Sul viveu e está vivendo, tenho certeza que será um evento de altíssima qualidade, em clima de comemoração e recuperação do cinema".

Especiais: exibições e prêmios

A jornalista Marla Martins foi a mestre de cerimônia e anunciou os concorrentes do ano. Em dupla com Santuário, eles divulgaram as listas dos sete Longas-Metragens Brasileiros, cinco Longas-Metragens Gaúchos e 16 Curtas-Metragens Gaúchos. Revelaram ainda os premiados da nova edição, além de exibições especiais. "Vale ressaltar que este ano também será marcado pela diversidade dos concorrentes, englobando drama, ficção, comédia e documentários. Além disso, notem que, dos sete nacionais, quatro são dirigidos por mulheres", destacou o curador.

O filme de abertura do festival, exibido fora de competição, será o thriller erótico 'Motel Destino', novo longa-metragem do diretor, roteirista, produtor e ator Karim Aïnouz. O de encerramento, por sua vez, será 'Virginia e Adelaide', nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes, também em exibição hors concours. A obra  tem roteiro assinado por Jorge Furtado, que divide a direção com Yasmin Thayná.

Furtado também será reconhecido com o Troféu Eduardo Abelin, enquanto o tradicional Kikito de Cristal será entregue a Mariëtte Rissenbeek. Já o Troféu Oscarito ficará com  o ator, diretor, roteirista e autor Matheus Nachtergaele. Aos 56 anos, ele está no no ar como Norberto, da novela global Renascer, e em 2023, foi eternizado na Calçada da Fama de Gramado.

Ainda em formato de exibição especial, o Festival de Cinema marcará o lançamento da série 'Cidade de Deus: A Luta Não Para', apresentando o primeiro episódio de forma exclusiva. Com produção da O2 Filmes, a nova série HBO Original é uma continuação adaptada de Paulo Lins e retrata a história de seus personagens, tendo como ponto de partida o trabalho fotográfico do personagem Buscapé. 

Para além do Rio Grande do Sul

Na próxima semana, a organização do festival realizará eventos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os encontros terão como objetivo apresentar a 52ª edição à imprensa, realizadores e parceiros. Na terra da garoa, serão anunciados os curtas brasileiros e documentários nacionais em competição. Já na cidade maravilhosa, o curador Caio Blat se junta à delegação gramadense para revelar o homenageado com o troféu Cidade de Gramado. 

Comentários