PUCRS assina termo de parceria para recuperação de municípios

Objetivo é fornecer apoio às cidades gaúchas atingidas pelas cheias

Os municípios que tiverem interesse em participar da consultoria deverão sempre procurar a AGM - Crédito: Divulgação

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), por meio do programa 'PUCRS Consulting', assinou, na última semana, um termo de parceria com a Associação Gaúcha dos Municípios (AGM). O objetivo é fornecer apoio aos municípios gaúchos atingidos pelas cheias. A iniciativa se dará em cinco frentes: projetos para captação de recursos, desenvolvimento econômico, cidades resilientes, infraestrutura e logística, e impacto ambiental. 

A primeira fase será de entendimento da situação do município, quando se realizará uma reunião inicial, coleta de dados e informações e, ainda, geração de um relatório com análises e recomendações. Na segunda etapa, acontecerá a elaboração dos projetos. Os municípios que tiverem interesse em participar da consultoria deverão procurar a AGM. 

O município de Encantado, no Vale do Taquari, foi o primeiro a aderir ao projeto. Neste momento, os consultores estão na primeira fase, realizando análise dos dados e informações enviadas pelo município a partir de um instrumento específico, e desenvolvendo o relatório com recomendações.  

De acordo com Luís Fernando Saraiva, head da 'PUCRS Consulting', nesta consultoria, após análise de dados e informações de um município, conseguirá, por exemplo, observar se a matriz econômica de uma cidade foi severamente atingida, dificultando a recuperação em um curto período. "A partir disso, criamos um projeto para recuperar a matriz atual ou para desenvolver uma nova a partir das características da região e do próprio município", explica.  

Comentários