Prêmio Exportação reconhecerá 68 empresas gaúchas

Cerimônia premia as organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador do Rio Grande do Sul

Com mais de 3.200 empresas exportadoras, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição como maior polo no Brasil, atrás de São Paulo - Crédito: Divulgação

Nesta quinta-feira, 15, a Casa NTX, localizada na Avenida das Indústrias, 1395 - Anchieta, Porto Alegre, será palco da 52ª edição Prêmio Exportação RS. A cerimônia premia as organizações que obtiveram desempenho destaque no cenário exportador do Rio Grande do Sul. O Conselho reconhecerá 68 empresas, além do mérito a Personalidade Competitividade Internacional 2024, será concedido ao presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella. 

A categoria é oferecida todos os anos para uma liderança empresarial ou profissional que atue na área de Comércio Exterior e que tenha realizado ações de incentivo a inserção de produtos brasileiros no mercado global. O evento também contempla a Distinção Especial de Exportador Diamante, para empresas que, por dez edições consecutivas, foram destaque, e a Distinção Especial de Exportador Ouro, por vencer cinco vezes consecutivas, respectivamente, para Marcopolo (Diamante) e AD Shipping, Druzina Content e Wellour Couros (Ouro). 

Para o presidente do Conselho do Prêmio Exportação RS, Fabrício Forest, a atuação e o reconhecimento das 68 empresas vem em um momento em que o Estado busca um recomeço após uma das maiores tragédias ambientais da história do nosso país, acontecida em maio passado. "Agora, em meio a um recomeço, temos o compromisso de destacar e de divulgar o quanto a exportação é fundamental para a economia do Rio Grande do Sul", avalia.

Com mais de 3.200 empresas exportadoras em 2023, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição como maior polo de exportação no Brasil, atrás somente de São Paulo. Além disso, no último ano, mais de R$ 20 bi foram injetados na economia do Estado. 

Comentários