O espetáculo 'Muita Água' chega a Porto Alegre em 24 e 25 de outubro na 'IX Mostra de Artes Cênicas e Música' do Teatro Glênio Peres (Avenida Loureiro da Silva, 255 - Centro). A obra é uma dança-denúncia que foca no problema da desinformação e na catástrofe a partir de um retrato da sociedade após as enchentes de 2024. Organizado pelos artistas Cibele Sastre, Fabiano Nunes e Juliana Vicari, a pesquisa técnica e estética emerge das experiências da tragédia. Os ingressos são gratuitos e poderão ser retirados a partir de 20 de outubro.
Juliana Vicari comenta sobre o impacto das enchentes nos produtores da obra e da decisão de fazer das cheias a temática do espetáculo. ?A partir das nossas próprias experiências e impulsionadas por um texto-desabafo escrito por Fabiano naquela primeira semana de maio, imersos no completo caos, chuva de fake news, negacionismos e desgoverno, começamos a criar essa performance".
'Muita Água' traz elementos cênicos que evocam símbolos do momento do Estado, como botas de chuva, coletes fluorescentes, guarda-chuvas e lama. Juliana ainda conta sobre o processo de criação juntamente com os parceiros, que a fez enxergar a crise climática de maneira mais profunda. ?Ele me convocou a sentir, pensar e agir no mundo a partir dessa questão. Então, esse espetáculo é pra mim a afirmação, quase um manifesto, que denuncia, sensibiliza e provoca o público a reelaborar tudo que viveu e buscar saídas coletivas possíveis".
O espetáculo explora, por meio de narração, trilha sonora e iluminação, a situação da cidade na primeira quinzena de maio, com uma população que vivia a sensação de duvidar de tudo que estava sendo dito nas redes sociais a respeito da própria realidade, que se agravava a cada dia. Recentemente, o espetáculo esteve em São Paulo, em apresentações no Complexo Cultural da Funarte.