Núcleo de Psiquiatria do Simers lança campanha de alerta para a Síndrome do Final do Ano

Pesquisa realizada pela Isma-Brasil afirma que o estresse aumenta 75% em dezembro

07/12/2023 15:26 / Atualizado em 07/12/2023 15:25
Núcleo de Psiquiatria do Simers lança campanha de alerta para a Síndrome do Final do Ano /Crédito: Divulgação/Simers

O Núcleo de Psiquiatria do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) realizou uma pesquisa que afirma que com a chegada do final do ano, as ansiedades e preocupações aumentam e as pessoas devem ter um certo cuidado. Segundo pesquisa realizada em 2019 pela Isma-Brasil (International Stress Management Association - Brasil), o nível de estresse aumenta, em média, 75% em dezembro. É a chamada Síndrome do Final do Ano, um problema cada vez mais comum e que precisa de atenção. 

Em entrevistas realizadas com mais 600 pessoas, com 25 e 55 anos, 75% revelam que ficam mais irritadas, 70% mais ansiosas, 80% sentem a tensão no corpo e 38% têm problemas para dormir. Os dados se potencializam no Brasil, país que carrega o título de mais ansioso do mundo, com 9,3% da população sofrendo do mal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Rogério Cardoso, diretor do Simers, comenta que é nesta fase do ano que todas as pessoas devem priorizar a sua saúde mental. ?Quando chega o final do ano, muitas pessoas se cobram do que foi feito e, principalmente, do que não conseguiram realizar. Um risco para a saúde mental e que precisa de um olhar mais atento?, comenta. Desta forma, indica que é necessário seguir alguns passos para adquirir mais qualidade de vida nesta época, como: realizar atividades físicas, cuidar do que te proporciona o bem, não se cobrar tanto e realizar listas de metas com resoluções reais. ?Final de ano representa o fechamento de um ciclo e nada mais importante do que sabermos que não somos perfeitos, que cada indivíduo tem uma história e não existe fórmula mágica para a felicidade?, conclui.