MACRS apresenta exposição que revisita memórias Guarani pós-enchente

Mostra reflete sobre as raízes indígenas e o impacto das mudanças climáticas

28/11/2024 14:43
MACRS apresenta exposição que revisita memórias Guarani pós-enchente /Crédito: Divulgação/ Anelise De Carli e Camila Proto

O Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) inaugura nesta quinta-feira, 28, a exposição 'Testemunhos da Terra', que conecta o legado dos povos Guarani às consequências da enchente que afetou o Estado neste ano. A mostra estará aberta ao público na Fotogaleria Virgílio Calegari, localizada no 7º andar da Casa de Cultura Mário Quintana (CCMQ), até 2 de março de 2025.

Desenvolvida pelas artistas e pesquisadoras Anelise De Carli e Camila Proto, a exposição, selecionada a partir do edital 'Chamada Aberta' do MACRS, combina elementos visuais e narrativas para abordar as raízes milenares Guarani na capital gaúcha. "Nosso projeto procura criar legibilidade e, assim, reconhecimento dessa ancestralidade originária do Brasil e do Rio Grande do Sul?, relata Anelise.

A exposição utiliza a fabulação como metodologia artística central, apresentando objetos que, embora imaginários, provocam reflexões sobre o entrelaçamento entre ciência e arte. ?Fabular é fazer o sentido de algo exceder o sentido original, é ultrapassar a fronteira do que se espera daquilo. Então a fabulação não é "só" ficção, é também reimaginação, imaginar mais, imaginar melhor", explica Camila.

A programação inclui a ação educativa 'Conversas de Casa', que acontece na quinta-feira, às 17h, na Sala Sérgio Napp, no 2º andar da Casa de Cultura. A atividade contará com a presença das artistas e abordará conexões entre a exposição 'Testemunhos da Terra' e 'Deságua', ambas ligadas à 9ª edição do Festival Kino Beat.