Instituto Horizontes organiza jornada sobre autismo em Porto Alegre

Especialistas convidados buscarão debater sobre o diagnóstico precoce de TEA em bebês e apresentarão descobertas sobre epigenética e psicanálise

Marie-Christine Laznik retorna ao Brasil para apresentar novas abordagens clínicas no diagnóstico precoce de TEA. - Crédito: Divulgação

O Instituto Horizontes promoverá, nos dias 15 e 16 de agosto, mais uma edição da sua 'Jornada Científica' em Porto Alegre. O evento será realizado no Plaza São Rafael Hotel, na Avenida Alberto Bins, nº 514, e abordará o tema 'Psicanálise e Epigenética: Clínica de bebês de risco de TEA'. A programação reunirá profissionais da Saúde e da Educação a fim de debater métodos clínicos de detecção precoce de autismo.

Uma das principais atrações será a participação da psicanalista Marie-Christine Laznik, nome internacional no diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Radicada na França, Laznik compartilhará suas descobertas recentes sobre intervenções precoces em crianças entre quatro e nove meses, além de comandar conferências e análises de casos clínicos. A profissional lançará ainda a obra 'Psicanálise e Genética: clínica de bebê com risco de autismo'.

"Se a gente puder avaliar e interceder no primeiro ano de vida detectando os sinais de risco e fazendo a indicação das intervenções, nós podemos diminuir esses problemas futuros", afirmou Renata Vives, uma das idealizadoras do evento. Laznik também abordará temas como os efeitos da depressão materna e infantil e o papel da transferência afetiva na clínica com bebês.

A ocasião contará ainda com a presença da doutora em psicologia Pessia Grywac, que atua na área da neuroevolução desde 1976, além das analistas didatas Marisa Monteiro e Alicia Lisondo. Também será lançado o livro 'Bebês com Sinais de Risco em Saúde Mental', de Vera Zimmermann. A programação inclui 15 horas de atividades e será transmitida online. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla e há descontos para grupos a partir de cinco participantes.

Comentários