Festejos Farroupilhas: e-book enaltece homenageado Jayme Caetano Braun

Publicação sobre tema do evento tem realização da Secretaria de Cultura do RS, em parceria com Estância da Poesia Crioula

E-book estará disponível para download na página do evento - Crédito: Reprodução

Com o intuito de divulgar o tema de 2024 dos Festejos Farroupilhas - unificação das principais atividades relacionadas à semana farroupilha -, a Comissão Estadual responsável produziu o e-book 'Centenário de Jayme Caetano Braun'. A obra apresenta um apanhado de informações sobre o centenário do pajador gaúcho, homenageado do evento desde ano. A publicação foi realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), e organizada por Cândido Adalberto de Bastos Brasil, da Estância da Poesia Crioula, e possui edição do Instituto Estadual do Livro (IEL), da Sedac.

O livro, que está disponível para download na página dos Festejos e será distribuído para entidades parceiras em versão impressa, servirá para o desenvolvimento de atividades didáticas em âmbito escolar, bem como em instituições culturais. A proposta é que a interação do público com o e-book enseje a realização de manifestações artísticas, oficinas técnicas e ações de educação, por exemplo.

O leitor encontrará no material um histórico sobre a vida e a trajetória artística de Jayme Caetano Braun. O percurso biográfico se inicia pelas origens do poeta, com suas raízes familiares e sua vivência política e artística. Além disso, trata dele enquanto comunicador, ao abordar os programas radiofônicos em que atuou, e de sua participação em entidades culturais.

Em mensagem, o governador Eduardo Leite salientou que os Festejos Farroupilhas são um marco para celebrar a história e a identidade do Rio Grande do Sul. "O período serve para aprofundar os entendimentos sobre os valores, as tradições e as lutas que deram contornos para a cultura gaúcha. É também uma oportunidade para se refletir sobre esse legado que define muito do que somos. Para se ter compreensão da importância dessa festividade, é preciso um olhar que ultrapasse as batalhas e os feitos históricos", aborda, ao completar: "também é necessário mergulhar na alma do povo gaúcho, formada pela poesia, pela música e pela tradição oral".

Conforme destaca a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, "honramos não apenas o legado de Jayme Caetano Braun, mas também celebramos a diversidade de ideias e expressões culturais que tornam o Rio Grande do Sul único. Que esta obra inspire novas gerações a conhecerem e valorizarem nossa herança cultural, mantendo viva a chama do orgulho gaúcho".

Comentários