Expoagas 2024 tem expectativa de superar público e negócios do ano passado

Sede da Federação das Indústrias do Estado será mais uma vez palco da 41ª edição do evento

Ao todo, serão 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o setor varejista - Crédito: Larry Silva/Reprodução

Realizada desde 2001, no Centro de Eventos Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre, a Convenção Gaúcha de Supermercados 'Expoagas 2024' chegará a 41ª edição. Promovido pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) entre os dias 20 e 22 deste mês, a expectativa para o evento é superar os recordes históricos de público e de negócios registrados no ano passado. Afetada pelas enchentes de maio, a sede da Federação será mais uma vez o palco do encontro, ainda que com adaptações devido aos prejuízos estruturais trazidos pela maior catástrofe climática do Estado. 

A feira de negócios deverá movimentar R$ 700 milhões em negócios nos três dias, recebendo 63 mil visitantes de toda a cadeia do abastecimento. O ciclo de palestras terá nomes como Maju Coutinho, Rubens Barrichello e Fabricio Carpinejar. O evento terá, ainda, um roteiro de homenagens e reconhecimentos a empresas, entidades e personalidades que atuaram de forma decisiva na retomada da economia gaúcha após as enchentes e que integram o projeto 'Ajuda Sul'. 

A 'Expoagas 2024' já está com inscrições abertas e tem, nesta edição, o tema 'Superação é a nossa marca'. A primeira mudança na estrutura do evento se dará no palco das palestras magnas da convenção. Originalmente realizadas no Teatro do Sesi, anexo à feira de negócios, o ciclo de capacitação ocorrerá em uma arena montada no estacionamento do Centro de Eventos, com estrutura provisória sob lonas. 

"Será uma verdadeira arena do conhecimento, com palestrantes de renome e as tradicionais programações do AGAS Jovem e AGAS Mulher. Ainda que não tenhamos o conforto do teatro, que foi severamente atingido pelas águas e não ficará pronto a tempo, faremos uma programação à altura das mais qualificadas conferências que já realizamos em anos anteriores", promete o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo. 

A nova estrutura terá capacidade para 600 lugares sentados, além de uma área contígua que funcionará como camarim para os painelistas. Na feira de negócios, a estrutura será semelhante à das edições anteriores - a única mudança será no modelo de fornecimento de energia, através de geradores, e de internet, totalmente cabeada. O pavilhão principal da feira de negócios terá o mesmo número de expositores de 2023, mas os estandes deverão obedecer a regramentos mais rígidos de peso, tamanho e estrutura.

Ao todo, serão 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços para o setor varejista, com destaque para fornecedores de alimentos, produtos de limpeza, de equipamentos e de bebidas, entre outros. Entre os estandes, a maioria (72%) mais uma vez é de empresas gaúchas, fato comemorado pela diretoria da AGAS.

Comentários