O mito de Cassandra, a princesa troiana com o dom da profecia e a maldição de nunca ser acreditada, foi reescrito e adaptado para a contemporaneidade pelo dramaturgo franco-uruguaio Sergio Blanco, e retorna à Porto Alegre. A peça 'Kassandra', estrelada por Estrela Dinn, volta à Capital nesta sexta-feira, 10, no sábado, 11, às 20h, e no domingo, 12, às 18h, no Estúdio Stravaganza (Rua Doutor Olinto de Oliveira, 68 - Santana).
A adaptação da história retrata Kassandra como uma mulher trans, sem identidade, endereço ou país fixo. A obra marca o retorno da atriz Estrela aos palcos, após afastamento para cuidar da saúde mental. A artista foi honrada com um prêmio de Atriz Revelação no 'Açorianos de Teatro' pelo papel na peça, a tornando a primeira mulher trans a receber a honraria, na mesma semana em que foi internada após um diagnóstico de bipolaridade. Com isso, o retorno da temporada toma também um caráter comemorativo.
Por meio da montagem, da iluminação, dos figurinos e do texto, o propósito da peça é aproximar Kassandra do público. Elementos do cenário e da música procuram criar um ambiente vívido, onde os limites entre o palco e a platéia se dissolvem. A heroína de Blanco, que fala inglês com dificuldade e é uma estrangeira, busca acolher quem a assiste com histórias contadas sem filtro. Em cena, Estrela chora a perda de sua família, fala de seus amantes e faz referência aos acontecimentos que levaram à Guerra de Tróia, referenciando o mito original. Os ingressos estão à venda no Sympla.