Espaço Força e Luz promove 'Clube de Leituras Queer' com foco na poesia gaúcha

Primeira edição da iniciativa é parte das ações comemorativas dos 120 anos de Erico Verissimo

07/10/2025 15:49 / Atualizado em 07/10/2025 15:53
Espaço Força e Luz promove 'Clube de Leituras Queer' com foco na poesia gaúcha /Crédito: Melissa Terres

O Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico) inaugura, no último trimestre de 2025, a primeira edição do 'Clube de Leituras Queer' da capital gaúcha, que se integra às comemorações dos 120 anos de Erico Verissimo. Com ênfase na poesia gaúcha, a iniciativa propõe transformar a literatura queer em espaço de encontro, diálogo e afirmação.

O clube reunirá público e convidados em três sessões? uma ocorreu recentemente, e os outros dois serão em outubro e novembro ? com leitura e debate mediado. Ao priorizar vozes LGBTQIAPN+ do Rio Grande do Sul, o projeto reafirma a literatura como força política, estética e de pertencimento. Não é necessário inscrição prévia, e cada debate terá sorteio de brindes para o público presente.

A programação do próximo encontro será protagonizada pelo livro 'Mugido', de Marília Floôr Kosby, e com participação especial de Isaac Ferrari Nedel, poeta e pesquisador que investiga a poesia brasileira contemporânea a partir da Teoria Queer e dos Estudos de Gênero. O evento acontecerá em 23 de outubro, das 18h30 às 20h.

A última reunião se dá em 13 de novembro, no mesmo horário. O livro selecionado para o debate é 'Aguaceiro', de Mugra Itakaru. Com participação do editor, tradutor e autor Ravel Machado, idealizador da '(elle/elu) edições y traduções', selo dedicado à literaturas trans, travestis e não binárias. Além das pessoas convidadas de cada sessão, o clube conta com a mediação de Alec Lisboa, escritor-artista e assistente de captação do Espaço Força e Luz, que integra a equipe de produção e mobiliza parcerias e recursos para viabilizar a série de leituras.