Custódio Galeria: Porto Alegre conta com novo espaço cultural

Inauguração do ambiente, que visa suprir demanda de diversidade artística, está marcada para a próxima quinta-feira

Mostra contará com a participação de diferentes artistas - Crédito: Helen Salomão/Laerte Heredia

Após uma espera de três meses, a Custódio Galeria (Rua Riachuelo, 1100 - bairro Centro Histórico) está prestes a abrir suas portas em um evento agendado para esta quinta-feira, às 19h. O novo espaço surge como uma resposta à demanda por diversidade artística na Capital. A exposição inaugural, intitulada 'Abre Caminhos', é uma homenagem ao orixá Bará das religiões de matriz africana.

Além disso, o nome da galeria, Custódio, tem raízes na história e no folclore de Porto Alegre, referindo-se ao príncipe africano Custódio Joaquim de Almeida, que teve um papel influente na cidade no final do século XIX e início do século XX. Idealizado por Anderson Coelho, o local foi concebido como um ambiente seguro para a apreciação da arte, indo além do consumo.

"Planejamos o espaço para ser uma opção de ações afirmativas, não apenas de cunho racial, mas também um local de diversidade, independentemente de qual seja", explica. O design do ambiente é assinado pelo arquiteto Thiago Barella.

'Abre Caminhos'

A mostra contará com a participação de diferentes artistas, incluindo nomes locais como Elias Figueiredo, Pamela Zorn e Santiago Pooter. Talentos de outras regiões do Brasil, como os baianos Guilherme Almeida e Helen Salomão, e os artistas Bere Magalhães e Rafael Simba, do sudeste, também integram a exposição.

Comentários