A Chevrolet ultrapassou, nesta quinta-feira, 28, a marca de um milhão de veículos conectados com o OnStar, tecnologia de conectividade automotiva, na América do Sul. Presente na linha Chevrolet desde 2015, a inteligência foi desenvolvida e implementada em parceria com a Claro Empresas, responsável por habilitar a conectividade e rede de navegação dos veículos. A parceria se deu desde a introdução da plataforma nos automóveis.
Jaime Gil Toledo, diretor de Serviços Conectados da GM América do Sul, destaca o significado da conquista. "Alcançar um milhão de carros conectados com OnStar na América do Sul reforça nosso compromisso em democratizar uma tecnologia que transforma a forma como as pessoas se relacionam com seus veículos."
Adriano Rosa, diretor-executivo da Claro Empresas, ressalta o sucesso da parceria e da colaboração do desenvolvimento. "A Claro empresas tem muito orgulho de estar neste projeto desde a origem. Temos a colaboração e o trabalho em parceria com nossos clientes como parte do nosso DNA e a evolução que conseguimos junto com a GM é uma prova dessa construção conjunta", diz.
Desde a estreia no Brasil em 2015, o OnStar passou por evoluções e aprimoramentos. Inicialmente, o programa era apenas um botão de emergência a bordo, e hoje em dia, tornou-se um sistema de conectividade e inteligência embarcada. No mundo, já são mais de 20 milhões de veículos conectados à plataforma.
Para Eduardo Polidoro, diretor de Internet das Coisas (IoT) da Claro, trata-se de um projeto fundamental, pois foi um dos precursores na aplicação de comandos remotos e conectividade para aprimorar não só a experiência dos consumidores, mas também a segurança e o tráfego, na medida que contribui para evitar acidentes. "O sucesso desta iniciativa demonstra o enorme potencial da tecnologia IoT no cenário de cidades conectadas. É uma amostra do que o futuro nos reserva em termos de automação", comenta.
Inovações
A inovação mais recente do sistema OnStar é o 'Acompanhamento Seguro', funcionalidade que permite que o motorista solicite o monitoramento da rota e da cabine por um período determinado sempre que se sentir vulnerável. Disponível para veículos Chevrolet equipados com OnStar, o serviço é acessível para assinantes dos planos Protect ou Protect & Connect de modelos novos e usados equipados com o módulo compatível.