CCMQ realiza primeira edição do ano do Samba do Quintana

Evento acontece neste domingo, 10, com participação da banda residente Thiago Ribeiro & Amigos e Andréa Cavalheiro  

Evento recebeu mais de quatro mil pessoas em 2023 - Crédito: Reprodução 

Com curadoria e programação realizada pela jornalista e pesquisadora musical Bruna Paulin, o Samba do Quintana volta a acontecer neste domingo, 10, a partir das 16h, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) (Rua dos Andradas, 736 - bairro Centro Histórico), em Porto Alegre. A primeira edição do ano contará com as apresentações da banda residentes Thiago Ribeiro & Amigos e Andréa Cavalheiro. O evento tem a proposta de promover a cultura do samba e oferecer um espaço para os compositores locais apresentarem obras.

Em 2023, o Samba do Quintana chegou a reunir mais de quatro mil pessoas durante a temporada, que recebeu 19 artistas locais. A curadora destaca que é importante a realização de movimentos na rua, que são acessíveis e diferentes para a população. "Encontramos um público diverso e animado, que se interessa tanto pelos clássicos do samba quanto por descobrir novas canções e compositores", complementa.

Atualmente, o evento já faz parte da agenda cultural da cidade de Porto Alegre, e está vinculado a outros núcleos da CCMQ, que abriga o Instituto Estadual de Música (IEM) e a Discoteca Natho Henn, além de manter no ar a rádio Quintanares, uma emissora pública e inclusiva de rádio, com programação 24 horas por dia. 

Para Germana Konrath, diretora da CCMQ, o Samba do Quintana já se consolidou como um ponto de encontro entre diferentes públicos e conhecimento cultural. "Esse evento é um movimento de resgate da cultura negra e do seu tradicional ritmo ao mesmo tempo que aponta para a produção musical das novas gerações, apresentando composições autorais", destaca. Além disso, afirma que para este ano, a equipe prevê ampliar as atrações do projeto, tendo como interesse proporcionar um diálogo abrangente com músicos do cenário nacional.  

A banda que se apresentará neste domingo é formada por Fernando Duarte no repique de mão, tamborim e bongô, Julia Gregório tocando flauta, Marcelo Rossi responsável pelo violão, Paulo Wolff no pandeiro, carrilhão e nos chocalhos; Rogério Menezes no tantan e Thiago Ribeiro vocalista. Em caso de chuva, a programação será realizada no domingo, 17. Maiores informações podem ser acessadas no Instagram da Casa de Cultura Mario Quintana

 

Comentários