Casa de Cultura Mario Quintana apresenta 'Seminário de Literatura Gaúcha'

Evento é focado no conteúdo produzido por autores do Estado e abordará temáticas em formato de mesas-redondas e bate-papos

As vagas são limitadas e a temática das propostas é livre, dentro do recorte do Seminário - Crédito: Divulgação

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), em parceria com o Instituto Estadual do Livro (IEL), apresenta o 'Seminário de Literatura Gaúcha'. O evento é focado no conteúdo produzido por autores do Rio Grande do Sul e abordará temáticas em formato de mesas-redondas e bate-papos. O encontro acontece nos dias 25 e 26 de setembro, no Auditório Luis Cosme, 4° andar da Casa, e também é uma homenagem aos 70 anos do IEL, completados em janeiro de 2024. 

Ambas instituições são da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Para aqueles que desejam apresentar comunicações orais presencialmente durante o evento, as inscrições já estão abertas, de forma gratuita. A submissão dos trabalhos deve ser feita por meio do formulário disponível no site da iniciativa, até o dia 1º de setembro. Cada manifestação deve ter entre 12 e 15 minutos e ser assinada por no máximo dois autores. 

As vagas são limitadas e a temática das propostas é livre, dentro do recorte do Seminário. As comunicações selecionadas serão divulgadas no dia 3 de setembro, por e-mail. Focado na literatura produzida no RS e por autores nascidos no Estado, o encontro abordará temáticas como a ditadura e o antropoceno. Para isso, contará com três mesas-redondas e um bate-papo com convidados a serem anunciados em breve.

No dia 25 de setembro acontecem as mesas-redondas 'Literatura e ditadura', às 10h, e  'Literatura Gaúcha ontem e hoje', às 14h. No dia seguinte, às 14h, acontece a mesa-redonda 'Escritores do século XIX" e às 16h, o bate-papo "Literatura e Antropoceno'.

 

Comentários