Vladimir Herzog será homenageado por alunos e professores da Ufrgs

Ação marca os 50 anos da morte do comunicador

A homenagem será a instalação de uma placa - Crédito: Reprodução

Alunos, corpo docente da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e apoiadores de outras universidades homenagearão o jornalista Vladimir Herzog. A ação 'Vladimir Herzog 50 anos - Fabico Presente!' marca os 50 anos da morte do comunicador, que foi vítima da ditadura militar. O evento será realizado em 8 de abril, das 9h às 11h30, no Auditório 1 da Fabico (Rua Ramiro Barcelos, 2.705, Bairro Santana), em Porto Alegre.

A homenagem será a instalação de uma placa, com o intuito de registrar o ocorrido e preservar a imagem do profissional. A ação será feita por estudantes da época e da atualidade. Dias após a morte de Vladimir Herzog, uma assembleia de alunos do curso de Comunicação Social da Ufrgs decidiu dar o nome do jornalista a uma sala do então Diretório Acadêmico de Biblioteconomia e Comunicação. Uma placa foi confeccionada e colocada no local. Porém, no dia seguinte foi removida pelos apoiadores do regime militar.

O evento marcará também o Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, prestando um tributo ao comunicador. Além do descerramento da placa, haverá um debate sobre o papel de Vladimir Herzog na construção de um Jornalismo ético, profissional e comprometido com a defesa da democracia e dos direitos humanos.

Comentários