A Vitrola Editora e Distribuidora lançou a coleção 'Dose Única', novo projeto que une literatura, arte e Design gráfico em publicações curtas e acessíveis. A coleção estreia com obras dos escritores Martha Medeiros e Luis Fernando Verissimo, com edições ilustradas que homenageiam seus trabalhos com curadoria realizada por Maria Amélia Dalvi, pós-doutora em Letras, Pedro e Fernanda Verissimo, filhos do escritor.
Com a temática de pequenas doses de humor e reflexão, 'Dose única' nasce inspirado nas transformações do hábito de leitura contemporâneo, oferecendo ao público textos breves, pensados para serem consumidos mesmo em rotinas aceleradas. A coleção dialoga com a tendência dos 'comfort books' - obras que acolhem o leitor com leveza, beleza e conteúdo significativo.
Cada box da coleção reúne dois volumes em capa dura, com ilustrações exclusivas e um design pensado para transformar a leitura em uma experiência sensorial. Daniel Kondo, ilustrador e curador do projeto, é o responsável pelas artes que acompanham a obra de Martha Medeiros. ?A proposta era criar livros que tocassem as pessoas de forma imediata, mas que também deixassem um eco emocional?, afirma.
Curadoria
A curadoria dos textos de Martha Medeiros foi feita por Maria Amélia Dalvi, com participação da autora, selecionando frases e trechos marcantes de sua carreira. A escritora destaca que a obra é composta por ?frases curtas, mas impactantes, que não deixam o leitor sair de mãos abanando do livro, sendo como um zoom em trechos que antes chegavam misturados a tantas outras páginas.?
Martha Medeiros espera que esse destaque permita que o leitor descubra novos significados e que seja atingido em cheio em sua emoção. ?Este é um projeto especial, que foge aos lançamentos tradicionais. E ainda tenho a honra de ter parceiros como Daniel Kondo e Luis Fernando Verissimo nesta festa de gala?, afirma.
Os filhos de Luis Fernando Verissimo, Pedro e Fernanda, organizaram as crônicas e ilustrações do pai, resgatando o melhor de sua obra com visão editorial e afetiva. A curadoria representa um novo olhar aos primeiros livros, mas também traz novas expectativas.
Para Pedro, esta edição é uma volta aos primeiros livros publicados pelo pai, que misturavam textos com ilustrações. ?O grande diferencial é o público a ser atingido. Um público que não necessariamente frequentava livrarias e que poderá descobrir um autor que talvez só conhecesse de nome.? ?O público descobrirá um autor e criador divertido e provocador. O tal do humor inteligente?, complementa Fernanda.
Coleção
A coleção 'Dose única' é parte da estratégia da Vitrola de democratizar o acesso à leitura. Os livros estarão disponíveis não apenas nas livrarias e e-commerce, mas também em pontos de venda alternativos, como cafeterias, farmácias, restaurantes e supermercados.
Para Ramir Severino, fundador e diretor da Vitrola, mais do que um projeto editorial, 'Dose única' é uma homenagem à literatura nacional, ao design moderno como linguagem narrativa e à capacidade dos livros de transformarem o cotidiano em momentos de reflexão e prazer. ?Uma estreia à altura dos autores que a protagonizam - e um novo capítulo na trajetória inovadora da Vitrola?, declara.