TVE passa por momento de "consolidação, aprimoramento e inovação", de acordo com Caio Klein

Emissora pública fechou parcerias e realizou produções especiais para o aniversário de 50 anos, comemorado em 2024

04/01/2024 14:00
TVE passa por momento de "consolidação, aprimoramento e inovação", de acordo com Caio Klein /Crédito: Arquivo Pessoal

A TVE completa 50 anos em março de 2024, e por conta disso, desde o início de 2023 a emissora começou a se planejar para produzir conteúdos voltados para a data. O período representou um momento de ?consolidação, aprimoramento e inovação das programações?, conforme aponta Caio Klein, diretor-geral do veículo, à equipe do Coletiva.net. Também destacou que o último ano foi fundamental para fechar parcerias importantes com o intuito de qualificar o trabalho realizado. 

A estatal realizou as transmissões da Maratona de Porto Alegre e das duas noites do Carnaval da Capital, eventos exibidos pela primeira vez na TVE, sendo que o segundo colocou a emissora em primeiro lugar de audiência na Região Metropolitana, de acordo com Caio, e também teve exibição inédita em rede nacional, na TV Brasil. Além das novas festividades, a instituição manteve e, segundo o diretor-geral, aprimorou as coberturas do Festival de Cinema de Gramado, da Expointer, da Feira do Livro, do Festival do Cinema Negro em Ação, do Campeonato Gaúcho de Futsal, da Califórnia da Canção, da Virada Sustentável, do 'Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo' e outros.

O profissional também destacou reportagens realizadas, como a cobertura dos 10 anos da tragédia da Boate Kiss - que rendeu o quarto lugar na categoria Reportagem em Vídeo no 'Prêmio ARI/Banrisul de Jornalismo' -, e estratégias tomadas pela organização nas redes sociais. As ações nas plataformas incluem chamadas dos programas, produção de conteúdos exclusivos e exibição de cortes. Com essas mudanças, a emissora alcançou um crescimento de quase 45% no número de seguidores no Instagram.

Para Caio, 2023 foi um ano muito desafiador, por conta das questões ambientais e conflitos mundiais. ?Porém, temos conseguido manter uma linha editorial muito sólida, com ênfase nos eventos culturais, que estão voltando ao normal, após a pandemia?, afirmou. Apesar da empresa não trabalhar com metas econômicas, o comunicador ressaltou que o período foi importante para definir investimentos.

A coletânea de programas que celebram o aniversário da instituição foi chamada de 'Memória TVE - 50 anos' e engloba produções que utilizam o arquivo da TVE para revisitar momentos do passado e relembrar histórias. Alguns dos temas abordados até agora foram: 'Orgulho LGNTQIAPN+', 'Festival de Cinema de Gramado', 'Festivais Nativistas', 'Eventos Culturais', 'Consciência Negra' e 'Direitos Humanos'. 

As séries 'Minha história com a TVE', 'Eu faço parte dessa história' e 'Como a gente faz', com relatos e depoimentos de artistas e funcionários que já passaram pela emissora, vão continuar em 2024. Além disso, ocorrerá a estreia de dois programas: em janeiro vai ao ar o 'Sobre nós', que trata sobre temas relacionados às minorias e à diversidade no Rio Grande do Sul e no Brasil, e em março será exibido o 'Saúde Mais', com participação de convidados para tratar de assuntos como bem-estar, prevenção e ciência.