Neste domingo, 17, logo antes da premiação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (ALRS), foi entregue o troféu Sirmar Antunes. Aos 68 anos, a atriz Gloria Andrades de filmes como 'O Jogo', de Alex Meirelles, e 'Marina', de Vânius Rocha, recebeu o prêmio das mãos da roteirista Adry Silva.
Para a atriz, o sentimento de receber um prêmio criado em homenagem à um ator negro, e além disso, um amigo pessoal, é imensuravel. ?A emoção é imensa por si só, mas ao se falar de Sirmar Antunes, a responsabilidade é tripla. Um ser humano fantástico, um amigo. Cada encontro com ele era uma lição.?, declarou Glória, em seu discurso de agradecimento.
?É uma honra ter meu primeiro prêmio com o nome dele?, afirmou. Antunes faleceu em 2022, deixando um legado longo tanto no audiovisual, quanto no teatro. Era conhecido como "operário das artes", por se envolver diretamente com a equipe de luz e câmeras.
Com mais de vinte anos de carreira, ela é a terceira a receber a honraria da assembleia gaúcha. É atriz de teatro, cinema, dança contemporânea, além de atuar como cantora. Define-se como uma amante de contar histórias. ?Meu nome é Glória, mas com certeza o sobrenome é resistência?, concluiu a atriz
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.