Com mais de 15 milhões de visualizações no canal oficial do YouTube e três milhões apenas no webnews 'Redação Conectada', o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) anunciou, recentemente, plano de intensificação da geração de conteúdos digitais. Quatro produtos audiovisuais serão lançados no segundo semestre do ano, com o objetivo de reforçar a comunicação institucional, ampliar a transparência e aproximar o Judiciário da sociedade.
Desde o início do projeto de Comunicação Digital, em março de 2020, os canais oficiais do TJRS já representam mais de 15% de todo o conteúdo visualizado entre todos os 27 'Tribunais de Justiça' do país. ?Vivemos uma era em que a comunicação direta com a sociedade é fundamental para dar transparência às instituições públicas e desmistificar o papel social do Judiciário?, afirma o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, presidente do Conselho de Comunicação Social.
Justiça em múltiplos formatos
Entre os destaques está a nova fase do programa 'Justiça Gaúcha', com edições semanais de 15 minutos, caracterizado por uma abordagem documental. O jornalista Moiza Machado, responsável pela reformulação e criação dos teasers de divulgação, explicou que o foco é mostrar os bastidores da Justiça a partir de histórias reais. ?Queremos humanizar o Judiciário por meio de histórias reais e narrativas envolventes?, diz.
Outra novidade é o programa 'Comarca Sul ? Cultura, Mate e Justiça', que será apresentado pelo músico e servidor Demétrio Xavier. Com estreia prevista para julho, a atração será veiculada pela TVE e pela rádio FM Cultura, com enfoque na música e nas expressões culturais do sul do Brasil e de países vizinhos. O conteúdo relacionará temas históricos e cotidianos com questões ligadas à Justiça.
Já com um outro viés, mais informativo e analítico, o 'Hashtag Justiça' também será lançado em parceria com a plataforma 'Social Media Gov'. O programa abordará temas jurídicos que ganham repercussão nas redes sociais e utilizará infográficos, dashboards e painéis dinâmicos para facilitar o entendimento do público. Magistrados e servidores especializados participarão das edições com análises e comentários técnicos.
Consolidação do ecossistema audiovisual do Judiciário
Além disso, o webnews 'Redação Conectada', que completou 300 edições neste mês, passará por atualização visual ainda neste ano. A veiculação diária já ocorre na TV Assembleia, e uma nova parceria com o Governo do Estado viabilizará a reprodução do conteúdo também na TVE. ?Nossas produções estão se destacando pela qualidade e outras emissoras já nos contataram para veiculá-las em suas grades?, relatou Adriana Arend, diretora de Comunicação Social.
A partir da centésima edição, o podcast 'Judcast' será apresentado em formato de videocast e também ficará disponível no canal oficial do TJRS no YouTube. Por último, o diretor de Marketing Institucional e Comunicação Digital, Fabio Berti, destacou o crescimento da estrutura técnica e o apoio institucional como fundamentais para o sucesso desta nova fase. ?Contando com total apoio das sucessivas Administrações e do Conselho de Comunicação Social, foi possível criar uma estrutura adequada, incluindo um estúdio multimídia panorâmico, o coração do nosso ecossistema audiovisual?, concluiu.