Sindjors divulga resultado da nova gestão para o triênio 2025-2028

Eleitos pela categoria obtiveram 100% dos votos e assumem a posição em 1º de agosto

18/07/2025 10:00
Sindjors divulga resultado da nova gestão para o triênio 2025-2028 /Crédito: Reprodução

O processo eleitoral do Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) encerrou e elegeu a Chapa 1. Conhecida como 'Coragem: nós podemos mais! + Sindjors + Direitos + Jornalismo + Ética + Cidadania', a chapa ficará a frente durante o triênio 2025-2028. A diretoria foi escolhida pela categoria e obteve 100% dos votos, assumindo sua posição no dia 1º de agosto. O grupo é encabeçado pela atual presidenta do sindicato, Laura Eliane Lagranha Santos Rocha, que foi reeleita. 

O processo foi acompanhado pela Comissão Estadual Eleitoral, composta pelos jornalistas: Ademir Wiederkehr, Zé Lima e o suporte do advogado Antonio Carlos Porto Junior. O Sindjors também estará representado na Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj). A diretora Stela Pastore ocupará a vice-presidência da regional Sul e a diretora Letícia Castro fará parte da secretaria de Mobilização em Assessoria de Comunicação, além da jornalista Silvia Fernandes, que foi a terceira colocada para assumir a Comissão Nacional de Ética (CNE). 

Para a nova gestão 

Os novos representantes, em compromisso assumido em campanha, visarão trabalhar pela manutenção e conquista de direitos fundamentais, como bem-estar e qualidade da categoria. Para a gestão, a defesa do Jornalismo é a defesa da liberdade de expressão e do direito à informação. A dignidade do exercício profissional é o objetivo. "Sabemos que temos muitos desafios pela frente. E o maior deles é conseguir atrair as e os colegas jornalistas para dentro da nossa entidade de classe. Porque somente com união é que poderemos manter direitos adquiridos como, por exemplo, a carga horária diferenciada de 5 horas diárias de trabalho", menciona a presidente Laura. 

Ainda, abordou que "é preciso ter a consciência de que todas as cláusulas atuais existentes na Convenção Coletiva de Trabalho são fruto de luta das e dos profissionais que estiveram dentro da entidade durante os seus 82 anos de existência". A eleita afirmou que não se pode perder nenhum direito e que será preciso lutar por muito mais.

Confira abaixo a composição da chapa vencedora: 

Diretoria Executiva: 

Titulares: Laura Eliane Lagranha Santos Rocha, Katia Cilene Marko Andreuchetti, Pedro Guilherme Dreher, Silvia Fernandes, Thamara Maria Costa Pereira, Maristela Pastore e Jorge Luis Leão Machado. Suplentes: Niara Luiza Ramos de Oliveira, Mônica Cabañas Guimarães, Mateus Campos de Azevedo, Luciamem Caiaffo Winck, Letícia da Silva de Castro, Carla Rosane Pacheco Seabra e André Zenobini Nascimento.  Diretoria Geral: Alexandre Freitas Haubrich, Celso Augusto Schröder, Eduardo Silveira, Elaine Barcellos de Araújo, Eliane Teresina de Souza Silveira, Isabel Cristina Clavelin da Rosa, Jeanice Dias Ramos, Jonas Tiago Souza Silveira, Luciane de Oliveira Franco e Simone Medeiros Ramos.   Conselho Fiscal: Titulares: Adroaldo Bauer Spíndola Corrêa, Marcos Emilio Santuário e Ulisses Nenê Suplentes: Thaïs Vieira Bretanha, Dolcimar Luiz da Silva e Igor Umberto Sperotto. 

Comissão Estadual de Ética (por ordem de votação): Titulares: Vera Daisy Barcellos, Vera Maria Spolidoro, Pedro Luiz da Silveira Osório, Moisés dos Santos Mendes e Renato Nunes Dornelles. Suplentes: Telia Negrão Tonhozi, Carlos Henrique Esquivel Bastos, Ilza Maria Tourinho Girardi, José Antônio Simch da Silva e Paulo Raymundo Gasparotto.